Home > Opinião > Saiba como gastar menos do que ganha

Saiba como gastar menos do que ganha

© Depositphotos.com / voronin-76 O jeito certo de guardar dinheiro é separar uma parte e administrar os gastos do restante.

Este é um desafio para muitos profissionais, que recorrem frequentemente ao cheque especial e a outros tipos de empréstimos. Gastar menos do que ganha parece simples, mas, na prática, muitas vezes não é.

Ao longo de todos esses anos de experiência como educador financeiro, observo que a primeira reação das pessoas é dizer que o salário atual é pequeno. É claro que se deve sempre buscar o crescimento na carreira, contudo, nem sempre é possível conquistar um salário maior de forma imediata.

Pelo contrário, o incremento na renda costuma demorar meses ou mesmo anos. E quando as contas não batem, é preciso tomar atitudes mais rápidas para reverter a situação. Aí que entra a necessidade da mudança comportamental.

Conheça a sua situação

O primeiro passo para gastar menos do que ganha é saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta. Muitos acreditam que sabem o quanto ganham, mas vivem de acordo com sua renda bruta e não líquida. Assim, estão sempre acima de seu verdadeiro padrão de vida.

Quanto às despesas, não basta saber das mais altas, com valores mais expressivos. Os gastos que costumam comprometer a saúde financeira são justamente os menores e esporádicos, mais difíceis de controlar.

Para ter pleno conhecimento de seus números, faça um diagnóstico financeiro. Ou seja, anote todas as suas despesas (incluindo as menores, como cafezinhos e gorjetas) por 30 dias, se tiver renda fixa, ou por 90 dias, se tiver renda variável.

Tenha objetivos

Não falo aqui de objetivos de carreira e sim na vida pessoal. Resgate seus sonhos, como fazer uma viagem, trocar de carro, deixar de trabalhar por necessidade, enfim. Vá além do imediatismo e pense também em médio e longo prazo.

Procure saber quanto custa cada um de seus sonhos e, após o diagnóstico financeiro, corte gastos para poupar para todos eles ao mesmo tempo.

Pratique um novo orçamento

A maioria das pessoas faz a seguinte conta todos os meses: “Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo”. Para eliminar o risco de fechar os meses no vermelho, faça diferente: “Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos”.

Assim que receber o salário, retire o valor referente aos sonhos e readéque o padrão de vida ao saldo restante. Em outras palavras: poupe primeiro, gaste depois. Assim, além de ter uma relação saudável com o dinheiro, terá uma vida mais feliz, realizando sonhos constantemente.

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas