Home > Opinião > Você é um profissional de alto potencial?

Você é um profissional de alto potencial?

© Depositphotos.com / Rimis164 Quando um profissional tem metas bem estabelecidas, usa todo o seu potencial para alcançá-las.

A realidade é que todos nós temos um enorme potencial. E a verdadeira questão é se realmente estamos aplicando este potencial para alcançar os objetivos em nossas carreiras ou se simplesmente estamos esperando pelo destino e pela sorte.

Potenciais são recursos internos, como foco, clareza, controle emocional e empatia. É a capacidade de aprender e de executar, de fazer acontecer e realizar qualquer objetivo que você estabeleça para si.

A grande diferença entre as pessoas que se destacam e têm sucesso profissional não é apenas a sua inteligência ou o domínio da execução das tarefas, e sim a capacidade de aplicar seu potencial ao máximo.

Com certeza você deve conhecer pessoas que têm muito conhecimento e experiência e que não se destacam, não conseguem sair do lugar. E também outras que não têm tanto conhecimento e experiência, mas, surpreendentemente, têm resultados incríveis, se destacam e obtêm crescimento profissional. Isso acontece porque alguns profissionais possuem autoconhecimento e sabem explorar e aplicar seu potencial no dia a dia de trabalho. Este é o segredo.

Der acordo com a Universidade de Stanford, uma pessoa normal utiliza apenas 2% do seu potencial mental. O restante fica simplesmente parado, como uma reserva. É como se, ao nascer, seus pais tivessem lhe dado uma poupança de 100 mil reais, mas você só gastasse dois mil e os outros 98 mil estivessem lá depositados, sem uso. Pensando assim, parece loucura deixar seu potencial parado não é mesmo!?

Explorando e aplicando seu potencial, você tem a capacidade de atingir praticamente qualquer objetivo que crie para si mesmo. Mas, para isto, você precisa responsabilizar-se pelo destino de sua carreira, se dedicar a conhecer a si mesmo e investir o tempo que for necessário para ter clareza do que realmente quer conquistar.

Em 1979, foi feita a seguinte pergunta aos formandos de MBA de Harvard: “Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez um planejamento para realiza-las?”. O resultado foi que apenas 3% dos formando afirmaram ter estabelecido metas e criado um planejamento. Outros 13%, disseram que tinham metas, mas não por escrito. E 84% não tinham criado nenhuma meta, a não ser terminar o ano e aproveitar o verão.

Após dez anos, em 1989, os mesmos formando foram novamente entrevistados sobre como estavam suas carreiras profissionais. Foi evidenciado que aqueles 13% que tinham estabelecido metas em suas mentes, estavam ganhando em média o dobro dos 84% dos estudantes que não tinham nenhum tipo de meta. Mas o mais incrível foi que os 3% de formandos que tinham metas específicas e planos para realizá-las estavam ganhando em média dez vezes mais que os 97% juntos. E qual foi a grande diferença entre eles? A diferença é que os 3% que obtiveram mais sucesso estabeleceram metas e exploraram seu potencial ao máximo para alcançá-las.

Então, você decide se juntar a esses 3% ou vai continuar esperando pela sorte?? Tenho certeza de que quer se juntar ao sucesso!! Mas por onde começar? Qual o caminho em meio a tanta informação? Existe um método? Um passo a passo talvez? Para a nossa alegria, SIM, existe. E é muito mais fácil do que você imagina.

Para você dar o primeiro passo em direção ao seu sucesso profissional, você deve se inscrever no meu site para receber um livro digital, que já ajudou centenas de pessoas e contém a estratégia do Flow para alcançar realização profissional. Ah, e lá você também encontra exercícios do autoconhecimento.

É importante que você se cadastre lá, pois além de conteúdos incríveis sobre carreira, você vai receber em primeira mão informações e desconto do curso que estarei lançando em breve. Nele você vai aprender de maneira super dinâmica como colocar seu potencial em ação para ser reconhecido como o profissional que você realmente é. Eu lhe espero lá!

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas