Home > Plano de Carreira > 15 maus hábitos que podem arruinar sua entrevista de emprego

15 maus hábitos que podem arruinar sua entrevista de emprego

Linguagem corporal inadequada, errar na vestimenta e mentir são algumas delas

© Depositphotos.com / racorn Durante uma entrevista de emprego o candidato deve tomar cuidado com alguns hábitos do seu cotidiano, para evitar que aquela vaga de emprego tão desejada seja perdida.

A entrevista de emprego é o momento no qual o candidato mostra as suas maiores qualidades profissionais, não é? Bem, se não é, deveria ser! Em momentos como esse, todos os holofotes estão voltados para o possível novo colaborador e qualquer deslize pode custar uma vaga de emprego muito desejada.

Você é novato no universo das entrevistas de emprego ou está enferrujado? Calma, o site Levo fez um verdadeiro dossiê e separou 21 coisas que você deve evitar a todo custo numa entrevista de emprego. Veja:

1-Não fazer a sua lição de casa
Os empregadores tomam nota dos candidatos que são realmente cientes das responsabilidades da vaga e da própria empresa. Isso demonstra que a pessoa tomou a decisão de mandar o currículo depois de considerar os fatos, e não por desespero.

2-Pular o café da manhã
O café da manhã é a refeição mais importante do dia. No momento em que você acordar provavelmente não comeu pelas últimas 10 ou 12 horas, logo, o café da manhã vem para quebrar o jejum. Quando os níveis de açúcar no sangue estão baixos é muito mais difícil a pessoa se concentrar e é mais provável que se sinta cansada, irritada e impaciente, o que torna impossível fazer o seu melhor durante uma entrevista.

3-Fumar e beber
Nunca fume nada antes de uma entrevista de emprego. Seu entrevistador vai sentir o cheiro em você. Se ele for fumante, pode não se importar, caso contrário pode descartar os candidatos amantes da nicotina. Beber antes da entrevista também é uma má ideia. Enquanto o álcool pode ajudar a acalmar os nervos, ele entorpece os sentidos fazendo você parecer menos inteligente.

4-Estar atrasado
Frequentes atrasos são um mau hábito comum, mas evite aparecer tarde para a entrevista. Essa postura vai dizer ao gerente de contratação que você é irresponsável, não está levando este processo a sério, e não respeita o seu tempo. E esta não é a primeira impressão que você quer passar, não é? Então procure chegar 15 minutos antes. Se chegar muito cedo, mate o tempo em uma cafeteria ou ande pelo bairro.

5-Apresentar má higiene
Escassez de água ou não, esta é uma ocasião que você realmente precisa tomar banho, afinal de contas, você quer que as pessoas se concentrem no odor que o rodeia ou nas suas palavras brilhantes? Falta de esforço em sua aparência pode ser interpretada como potencialmente falta esforço em seu trabalho!

6-Vestir-se de forma inadequada
Como dizem por aí, vista-se para o emprego que você quer, não para o que você tem. Desleixo passa a imagem que você não se importa. Já se vestir de maneira demasiadamente formal diz a um empregador que você não pesquisou a cultura da companhia.

7-Mostrar que está entediado
É uma boa ideia chegar um pouco cedo para sua entrevista, mas tenha cuidado para não deixar o tédio tomar conta de você. Ficar entediado enquanto espera pela entrevista passará a impressão que você gostaria de estar em outro lugar. Para driblar a situação folheie as revistas que costumam ficar nas áreas de espera. Se encontrar um folheto da empresa, melhor ainda! Você vai refletir o seu interesse pela organização.

8-Fazer retoques em público
Sim, carregue um kit de higiene pequeno na bolsa/mochila/pasta para fazer retoques rápidos antes de uma entrevista. Mas ao invés de aplicar batom ou pentear a barba na área de recepção, você deve chegar alguns minutos antes da entrevista começar, ir ao banheiro e concluir sua preparação.

9-Levar muita coisa
Seu portfólio e cópias do seu currículo são tudo o que você precisa levar para a sua entrevista – todo o resto é supérfluo. Deixe a garrafa de água no carro e guarde o seu celular para que suas mãos estejam livres.

10-Falar sem pensar
Este é um hábito terrível – e pode ser especialmente prejudicial durante uma entrevista. Dizer a coisa errada para a recepcionista, por exemplo, pode destruir suas chances de conseguir um emprego. Recepcionistas são muitas vezes o primeiro par de olhos e ouvidos de uma empresa e o que você diz a elas provavelmente chegará aos ouvidos dos gestores. Perguntar continuamente à recepcionista se ela tem certeza de que seu entrevistador sabe que você está esperando pode transmitir suas neuroses. Também chamá-la com apelidos doces não é recomendável.

11-Projetar apenas atitudes negativas
Se você duvidar de suas habilidades ou ver apenas o pior resultado possível, o entrevistador pode captar essa energia negativa. Da mesma forma, é importante não difamar um ex-chefe, colega de trabalho ou empregado durante qualquer etapa do processo de entrevista. Mesmo que seu ex-chefe e organização sejam conhecidos por seus problemas, uma entrevista de emprego não é momento para expressar sua raiva. Evite também passar arrogância. Entre na entrevista com uma mistura de confiança e humildade. Sorria e mostre algum entusiasmo.

12-Ser muito exigente
Fazer perguntas é uma parte importante do processo de entrevista – mostra que você está envolvido na discussão e pode ajudá-lo a determinar se o trabalho e a empresa se encaixam em seus anseios. Mas fazer pedidos antes mesmo de ter o trabalho pode assustar o selecionador.

13-Compartilhar demais
O objetivo de uma entrevista é impressionar a empresa com seu talento e habilidades, mas os selecionadores não precisam saber sobre você mais do que o necessário. Portanto seja relevante. Deixe sua infância de lado e dê ao entrevistador a oportunidade de fazer perguntas.

14-Apresentar uma linguagem corporal pobre
O que você fala em uma entrevista é tão importante quanto como você fala, e linguagem corporal ruim tira o foco das suas palavras. De acordo com um estudo, alguns dos maiores erros de linguagem corporal que os candidatos cometem são falhar ao fazer contato visual, não sorrir, ter má postura, tilintar dedos ou chaves, balançar demais a perna e coçar a cabeça.

15-Mentir ou exagerar
Mentir ou exagerar durante o processo de contratação pode destruir suas chances de ser contratado. E por causa de extensas verificações de antecedentes e referências que entram em jogo antes de uma possível contratação, é mais fácil ser pego do que você imagina.

Matérias Relacionadas