Home > Orientação Profissional > 9 coisas que você deve parar de dizer a si mesmo para alcançar o sucesso

9 coisas que você deve parar de dizer a si mesmo para alcançar o sucesso

A autoestima é uma das práticas que nos torna mais felizes na vida e na profissão

© Depositphotos.com / gstockstudio Quando dizemos coisas negativas comprometemos a nossa autoconfiança.

Dizem que as palavras têm poder. E tem mesmo. E quem tem plena consciência disso está sempre se policiando para não se colocar para baixo a cada novo desafio que encontra pela frente.

Da mesma maneira que as palavras negativas ditas a uma criança podem comprometer a visão que ela tem do mundo e dela mesma, um adulto pode se esconder atrás de seus conceitos distorcidos ao evidenciar certas expressões negativas, capazes de comprometer a autoestima e a disposição para vencer na vida e no trabalho.

“As palavras certas podem motivá-lo a levar sua felicidade e sucesso ao próximo nível, mas as erradas podem fazer você ficar pelo caminho. Alguns estudos até descobriram que o uso de linguagem positiva ou negativa pode mudar o seu cérebro ao impactar os genes que regulamentam o estresse físico e emocional”, alertou a CEO Elle Kaplan e colunista do site Thrive Global.

Se você deseja apostar mais na psicologia positiva e parar de usar palavras de desencorajamento em sua vida, confira as nove dicas da CEO:

1. “Isso tem que ser perfeito”

Muitas vezes nos esforçamos para a perfeição, porque buscamos aprovação e elogios dos outros. Quando nos preocupamos demais com a forma como os outros nos percebem, ficamos infelizes, desapontados e desmotivados.

Embora você sempre tenha como objetivo fazer o seu melhor trabalho, não pode esperar para enfrentar novos desafios sem alguns deslizamentos ao longo do caminho. A próxima vez que você se encontrar neste ciclo interminável de pensar que não é o melhor, que não é bom o suficiente, aproveite um momento para encontrar gratidão por tudo o que você já conseguiu – e depois continua a trilhar o seu caminho.

2. Está constantemente dizendo “sim”

Quando dizemos “sim” a tudo, há grandes chances de nos tornarmos sobrecarregados. Além disso, reduzimos o valor do nosso tempo, o que nos impede de colocar nossa energia total nas coisas que realmente queremos dizer sim. Portanto, a chave é definir limites. E praticar. Com o tempo, dizer “não” ficará mais fácil.

3. “Estou tão ocupado”

Um estudo recente no Journal of Psychological Science mostra que, em geral, somos muito mais felizes quando estão acontecendo várias coisas em nossas vidas. Então por que nossa resposta para a pergunta “Como você está?” é um relato de nossa ocupação, seguido de um suspiro exausto?

Quando vocalizamos este estado, ele conjuga automaticamente pensamentos negativos, nos obriga a percorrer uma lista de tarefas em nossas cabeças e serve como um encobrimento velado para o que realmente estamos sentindo. Na próxima vez que um amigo ou colega lhe perguntar como você está, preste atenção na sua resposta – e evite a palavra “ocupado”.

4. “Eles vão mudar”

Nós vemos um problema em alguém ou algum aspecto de sua personalidade ou comportamento que deve ser mudado. Aí então forçamos uma ideia do que é certo sobre esse alguém.

As pessoas não podem mudar a menos que desejem. Logo, não só tentar mudar os outros é inútil, como compromete a felicidade da pessoa e a nossa. Se alguém se aproximar de você pedindo ajuda, não tenha medo de oferecer seu apoio – apenas não force suas ideias sobre essa pessoa, esperando uma mudança radical de 180 em seu comportamento.

5. “Não posso”

Quando as pessoas ouvem você dizer “Eu não posso”, elas ouvem “Eu não vou”. Isso não só sugere que você não está disposto a fazer o que é necessário para o seu trabalho, mas muitas vezes afirma que você não pode fazer algo é que parece ser autorrealizável.

Muitas vezes negamos ser capazes de fazer algo porque temos medo – recebemos uma nova oportunidade que introduziria mudanças radicais, um novo papel emocionante ou a chance de nos apresentarmos diante de uma sala de executivos. Da próxima vez que você quiser dizer “não posso”, examine seus motivos com cuidado: É incapacidade ou medo?

6. “Eu vou fazer isso mais tarde”

A procrastinação pode prejudicar sua autoestima, produtividade e reputação. Uma série de estudos realizados na última década também mostraram que ela tem efeitos negativos sobre seu bem-estar e seu estado emocional.

Para evitar o desperdício de tempo, aposte em boas práticas de gerenciamento de tempo, como usar um planejador, seja em seu telefone, seja em um calendário de papel. Reparta seus objetivos e tarefas em pedaços pequenos e dê uma pequena recompensa quando você alcançar um deles.

7. “Esta é a maneira como sempre foi feito”

Pense em algumas das maiores inovações dos últimos anos: aplicativos de compartilhamento de viagem. Carros elétricos. Realidade virtual e aumentada. Esses novos produtos interromperam indústrias inteiras, porque fizeram as coisas de forma completamente diferente.

Se Elon Musk tivesse dito que “os carros sempre seguiam assim”, não teríamos Tesla. Então não tenha medo de desafiar o status quo e pensar em novas formas de resolver um problema comum. Você pode ter certeza de que seu chefe e as pessoas ao seu redor tomarão conhecimento.

8. “Todo mundo disse que não”

A Apple é a maior empresa do mundo com base em sua capitalização de mercado. Podemos dar crédito a Steve Jobs pela maior parte desse crescimento. Hoje ele é considerado um gênio de marketing e um messias de negócios, mas nem sempre foi assim. O conselho de administração da Apple o demitiu aos 30 anos, o que qualquer pessoa racional interpretaria como o “não” final.

Mas isso não o impediu. Ele fundou a NeXT, a NeXT foi adquirida pela Apple, e o resto, como eles dizem, é história. Mas se ele tivesse tomado “não” como uma resposta definitiva, provavelmente nem saberíamos quem era hoje.

“Não” é uma opinião. Uma rejeição não é lei. É impossível agradar a todos, não importa o que você faça, e isso vale para o seu sucesso pessoal. Não deixe isso para outra pessoa.

9. “Nunca”

O New York Times previu que, não importaria o que, o quão longe fosse a tecnologia e a indústria aeroespacial, a raça humana jamais alcançaria a lua. E se as pessoas tivessem ouvido?

Vale lembrar que as maiores histórias de sucesso são aquelas nas quais o impossível foi realizado, onde o que foi considerado “nunca” alcançável foi alcançado. O melhor seria perguntar: “e se tudo for possível?”

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas