Home > Orientação Profissional > Buscando recolocação profissional: 5 dicas para profissionais que passam pelo processo

Buscando recolocação profissional: 5 dicas para profissionais que passam pelo processo

iStock / Getty Images Plus / AndreyPopov Para conquistar uma sonhada recolocação profissional, é necessário tomar cuidados como revisar o currículo, revisar as redes sociais e não descuidar da aparência.

O desemprego ainda está muito forte no País, o que significa que milhares de profissionais estão em busca de uma recolocação profissional. Esse é o nome dado para o momento no qual uma pessoa, que está desempregada, tenta retornar à sua antiga área ou ao mercado de trabalho em geral.

São milhões de pessoas que, diferentemente daqueles que ainda estão entrando no mundo trabalhista, precisam provar que estão à frente de seus concorrentes igualmente capacitados. Para te ajudar nessa jornada, confira algumas dicas para conquistar a sonhada recolocação profissional:

5 dicas para quem está buscando recolocação profissional

Dê um tempo a si mesmo – e depois siga em frente

Agir no desespero nunca é uma boa ideia. Depois de ser demitido, você pode tirar alguns dias de folga, aproveitando para colocar a cabeça no lugar e entender que essa situação não significa que você não é bom o bastante para determinado cargo. Está tudo bem! Depois dos primeiros dias, não se deixe permanecer nessa posição, pois o ócio é um grande inimigo de profissionais nessa posição.

Revise o currículo

É comum deixar o currículo de lado enquanto está empregado. Na hora de buscar uma recolocação profissional, entretanto, é preciso atualizar o documento com os dados do seu último emprego, incluindo também as novas habilidades aprendidas. Projetos, certificações ou prêmios também deve ser adicionados. Lembre-se também de adaptar seu currículo para as diferentes vagas de emprego.

Revise as redes sociais

Não esqueça de atualizar suas redes sociais depois da demissão. Além de deselegante, pode comprometer sua credibilidade manter nos perfis um trabalho que você já não exerce. De todas as redes, entretanto, a mais importante é o LinkedIn. Deixe claro que você já não trabalha mais no mesmo local.

Não descuide da aparência

Enquanto você realiza todas essas atualizações e procura por vagas de emprego, não deixe de lado a aparência e, principalmente, a saúde. Mesmo que boa parte dessa busca seja feita pela internet, não deixe de se movimentar e se manter energizado. Faça a barba, cuide do cabelo, siga seus rituais de sempre no que diz respeito à beleza e bem-estar.

Não aceite menos do que procura

O desemprego faz com que exista uma enorme tentação em aceitar a primeira oportunidade que surgir. Isso, porém, pode ser um grande perigo: você pode acabar infeliz rapidamente, trabalhando muito e recebendo pouco, ou ainda perder uma chance melhor que surgiria pouco depois. Analise bem as propostas que receber antes de aceitá-las e, enquanto puder e tiver condições, não se apresse: aguarde o melhor para você. A recolocação profissional não precisa ser uma perda!

Aproveite para conferir algumas dicas de como acelerar a recolocação profissional!

Matérias Relacionadas