Home > Plano de Carreira > Como fazer um plano de carreira?

Como fazer um plano de carreira?

É preciso levar em conta fatores como a área em que se atua, desenvolver objetivos, estabelecer prazos, além de uma boa rede de relacionamento

Foto: © Depositphotos.com /andresr

Um bom profissional tem sempre os seus objetivos bem definidos, tanto em relação ao trabalho como na vida. Por meio do Plano de Carreira, é possível programar o tempo que necessita para alcançar as metas e avaliar se os conhecimentos que possui são suficientes ou não.

O Plano de Carreira serve tanto para quem já está inserido no mercado de trabalho, como para quem deseja mudar de área, não sabe que carreira profissional quer seguir ou quem tem dificuldades de se recolocar no mercado.

O primeiro passo de como fazer um Plano de Carreira é refletir sobre os objetivos de carreira e analisar que competências vão ajudar a atingi-lo. Também é bom pensar nas experiências profissionais anteriores e ver de que forma pode aproveitar estas vivências na atual função.

Depois de definidas as metas e observado aspectos que precisa desenvolver, é hora de por no papel as anotações e começar os esforços específicos que determinam as ações em direção aos planos traçados.

Estipule o prazo necessário ou desejado para o alcance do que foi anotado. Não seja imediatista, porque um planejamento bem feito pressupõe o pensamento em médio e longo prazo.

Outro ponto essencial para evitar frustrações futuras é pensar no tipo de ambiente de trabalho, pois o clima organizacional conta em muito para a satisfação ou insatisfação dos profissionais. Sendo que alguns cargos exigem uma dedicação maior, inclusive com viagens, que resultam em menos tempo com a família.

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Também é importante estar atualizado na área em que se atua. Fazer cursos, aperfeiçoar idiomas, participar de palestras ou outros treinamentos que ajudam na busca da ascensão profissional.

Além disso, é preciso ser flexível para lidar com empecilhos que surgem no caminho, ter um currículo bem feito, uma boa rede de networking e facilidade para se relacionar com os outros.

Matérias Relacionadas