Home > Desenvolvimento Pessoal > Conheças as 5 principais características de pessoas sistemáticas e como lidar no trabalho

Conheças as 5 principais características de pessoas sistemáticas e como lidar no trabalho

AntonioGuillem / iStock / Getty Images Plus Indivíduos sistemáticos não conseguem aceitar mudanças e não admitem erros em seu dia a dia.

Pessoas sistemáticas são sempre certinhas, metódicas e não aceitam errar. Como muitos aspectos que os envolvem, os sistemáticos apresentam um desequilíbrio tanto em suas limitações como no aperfeiçoamento de suas atividades.

Assim como você pode ficar irritado quando alguém se incomoda com alguma característica sua, os indivíduos sistemáticos também ficam chateados quando isso acontece, mas a reação deles pode ser ainda mais agressiva e preocupante. Para lidar com este tipo de pessoa, portanto, é preciso entender como agem e qual é a melhor maneira para não os constranger ou magoar.

Principais características das pessoas metódicas

Gosto por regras

Em geral, pessoas sistemáticas gostam de trabalhar seguindo regras bem determinadas. Fugir dessas normas é uma mudança considerada ruim ou prejudicial, podendo deixar o indivíduo nervoso, ansioso e até perdido.

Planejamento excessivo

Para quem é sistemático, desorganização é sinônimo de desleixo ou irresponsabilidade. Tudo deve ser planejado com antecedência, e suas atitudes precisam estar sempre de acordo com o que foi planejado no início. Nada pode ser interrompido durante sua rotina.

Não aceita mudanças

Sistemáticos tem muita dificuldade para se adaptar às mudanças no trabalho. Se algo dá errado, o desespero do sistemático é enorme. Isso porque pessoas sistemáticas não se adaptam facilmente a alguma alteração em seu cotidiano, e isso se torna um forte bloqueio para sua produtividade.

Não admitem erros

Erros no trabalho não são aceitos por pessoas sistemáticas, sejam os cometidos pelos outros ou por elas mesmas. Como acreditam que tudo deve ser feito com o máximo de perfeição, as pessoas sistemáticas costumam achar que um erro — por menos que seja — é sinal de que o processo foi um fracasso e que tudo precisa ser repensado com mais precisão e organização. Para alguns, a reação pode ser de medo ou frustração, enquanto outros podem sentir raiva.

Alta produtividade

Pessoas sistemáticas geralmente são muito produtivas no ambiente de trabalho. Isso porque, independentemente de seu setor de atuação, elas tendem a seguir uma disciplina eficaz para realizar suas tarefas na organização e da maneira correta. A pessoa já fica condicionada a trabalhar assim porque ela percebe as vantagens, mas também pode ser um perigo caso algo diferente aconteça.

Como lidar com pessoas sistemáticas?

Muitos gestores podem até aproveitar alguns benefícios de ter pessoas sistemáticas em sua equipe de trabalho, mas a convivência com elas pode se tornar problemática e até inconveniente. O grau de exigência em seus trabalhos, racionalização em qualquer circunstância e dificuldade para o novo acabam afastando essas pessoas e deixando-as mais sozinhas e estressadas.

O ideal é promover momentos de relaxamento e estimular o sistemático a ter momentos para esvaziar a mente ou concentrar-se em outra coisa que não seja o trabalho — como uma música, um livro ou uma brincadeira.

Outra dica é elogiá-las. Pessoas sistemáticas possuem falta de empatia, especialmente por elas mesmas, passando por cima de tudo ou de todos para que algo seja cumprido da forma correta. Por isso, elogiar o trabalho, mesmo quando algo sai errado, pode ser algo muito benéfico.

Conversar sobre coisas que não sejam relacionadas ao trabalho também pode influenciar positivamente uma pessoa sistemática e desacelerar o modo automático a que ela está condicionada a agir. Estimulá-la a um novo hobby, perguntar sobre a família ou convidá-la para alguma atividade sadia pode ser a ponte para deixar esta pessoa mais à vontade com os outros e consigo mesma.

Matérias Relacionadas