Home > Desenvolvimento Humano > Entenda o conceito de identidade profissional e sua importância para o autoconhecimento

Entenda o conceito de identidade profissional e sua importância para o autoconhecimento

Stock / Getty Images Plus / NicoElNino O conceito de identidade profissional vai além do âmbito corporativo, e diz respeito à personalidade e modo de agir do indivíduo.

É comum ouvir as pessoas dizerem que chegaram a um curso superior ou profissão “de paraquedas”. Também frequente nestes casos é que os profissionais não saibam definir exatamente o que gostariam de fazer ou como enxergam a própria carreira. Esta pode ser uma situação de indefinição da identidade profissional. Você sabe do que se trata este conceito e como ele pode ajudar no seu processo de autoconhecimento?

Identidade profissional: conceito

A identidade profissional não diz respeito apenas ao ambiente corporativo, uma vez que na prática ela está associada a um apanhado de atributos que diferenciam uma pessoa das demais. Isso significa que ela é formada por características que não apenas estão presentes no dia a dia profissional, mas que fazem parte da personalidade e da forma como o indivíduo lida com as diferentes situações.

Em outras palavras, a identidade profissional é um reflexo das experiências individuais juntamente com as conjunturas sociais na qual o profissional vive. Quando trabalhada de forma consciente, a identidade profissional será definida pelo conjunto de atributos que cada um gostaria que fizesse parte de sua imagem profissional.

Como trabalhar a identidade profissional?

O autoconhecimento profissional é essencial para o desenvolvimento da identidade. Isso porque é preciso conhecer seus próprios desejos e anseios para desenvolver metas e objetivos coerentes. Uma visão ampla e bem direcionada de si mesmo é o que se procura alcançar com esta prática.

Para conhecer seus propósitos com clareza e utilizar melhor as suas características únicas, é importante que você defina os três elementos a seguir:

  • Missão: este é o motivo de você existir em um determinado mercado. É aquilo que você faz e para quem;
  • Visão: é aquilo que você almeja. As metas e objetivos a serem alcançados. A visão precisa não apenas definir a aspiração, mas também a inspiração;
  • Valores: estas são as suas crenças norteadoras para muitas das suas decisões pessoais e profissionais.

Quando você traz estas definições para a sua vida, é mais fácil saber como se portar e o que fazer em diferentes momentos. Você sempre terá em vista qual é o próximo passo a ser dado e poderá desenvolver um perfil profissional sólido e de credibilidade.

Matérias Relacionadas