Home > Orientação Profissional > “Por que quero trabalhar nesta empresa?”: as 3 melhores formas de responder o entrevistador

"Por que quero trabalhar nesta empresa?": as 3 melhores formas de responder o entrevistador

shironosov / iStock / Getty Images Plus Ao fazer uma entrevista de emprego o profissional precisa mostrar segurança, otimismo e capacidade de senso crítico.

É muito comum que candidatos a uma vaga de emprego sejam questionados sobre o motivo de desejarem trabalhar na empresa em questão. Nestas situações, os entrevistadores esperam por uma resposta sábia, qualificada e que esteja na ponta da língua. Para os entrevistados, porém, responder a esta pergunta pode ser um verdadeiro desafio.

Fazer esse tipo de pergunta não apenas ajuda o entrevistador a notar se o candidato possui as qualificações necessárias para ocupar o cargo em questão, mas permite que ele perceba se o entrevistado consegue fazer uma autoavaliação profissional — e é justamente aí que mora o perigo. Muita gente demonstra receio, tensão e nervosismo ao responder, enquanto o ideal é mostrar segurança, otimismo e capacidade de senso crítico.

“Por que quero trabalhar nesta empresa?”: dicas para responder o entrevistador

Ressalte que deseja aprender

Usar a empresa em questão como um recurso de aprendizado deixa os entrevistadores bem amistosos quanto à sua contratação. Isso porque qualquer área de atuação dentro da organização serve para adquirir conhecimento, o que engrandece significativamente sua trajetória profissional.

Pesquise bem sobre a empresa, seus valores, área de atuação, tempo de mercado, conquistas, reconhecimentos e outras características que podem embasar sua resposta. Ao usar essas informações para falar de si mesmo em uma entrevista de emprego, fica mais fácil fazer com que o entrevistador entenda que você pode ser de grande valia para a organização, além de aprender muito com ele.

Comente sobre a relação da empresa com sua profissão

Um dos grandes macetes na hora de responder à pergunta “Por que quero trabalhar nesta Empresa?” é falar do quanto a organização está relacionada com sua área de atuação. Se você é um publicitário, por exemplo, comente sobre os trabalhos de comunicação, de marketing e campanhas publicitárias que a empresa trabalha e como isso ajudaria a entender melhor esse mercado. Isso valoriza o nome da empresa e o entrevistador também reconhece que ela é sua preferência para trabalhar.

Ressalte os resultados positivos

Mesmo para uma empresa com pouco tempo de atuação, comentar sobre as conquistas dela também pode ser muito valioso, uma vez que todo mundo gosta de ser reconhecido e ver que suas vitórias são vistas pelo mercado. Ao comentar isso com o entrevistador, ele perceberá que você conhece a empresa, se mantém informado e é atencioso aos detalhes.

Outras respostas podem ser utilizadas para responder a esta pergunta, sendo que o ideal é sempre visar o equilíbrio de suas forças com as da empresa. Fazendo esse balanço, é mais fácil fazer o entrevistador reconhecer que você é um profissional qualificado, que entende das necessidades atuais da organização e que possui as aptidões necessárias para suprir o cargo.

Matérias Relacionadas