Home > Orientação Profissional > Quer um aumento no salário? Saiba como conseguir esse benefício apenas mostrando seu valor

Quer um aumento no salário? Saiba como conseguir esse benefício apenas mostrando seu valor

iStock / Getty Images Plus / Gearstd Pedir aumento de salário é uma negociação, e deve ser tratada com seriedade e discutida a partir de dados reais.

Pedir um aumento salarial é uma tarefa bastante difícil e delicada, uma vez que envolve também ser merecedor desta recompensa. Portanto, antes de ir até seu gestor solicitar esse benefício, o ideal é fazer uma avaliação a respeito de seu desempenho e dedicação no trabalho, planejando o que será falado na hora de ter esta importante conversa.

A princípio, na hora de mostrar sua intenção de ter o salário aumentado, você precisa entender que esta é uma negociação que precisa ser levada a sério, jamais sendo conduzida por meio de mensagens subliminares ou indiretas.

Nesse sentido, você deve saber como vender seu peixe e mostrar o valor de seu trabalho, destacando porque ele é essencial para a empresa. Se possível, você pode mostrar que é um ótimo profissional por meio da demonstração de números e metas cumpridas, bem como realizações, produtividade e projetos encabeçados por você desde sua entrada na empresa.

Uma dica é importante é não citar problemas financeiros. Segundo o coach Marcelo Policarpo, da SBCoaching, em entrevista ao portal da Folha de S.Paulo, “o empregador não está ali para ajudar o funcionário, e sim para retribuir de acordo com seus resultados”.

Portanto, após fazer esse planejamento, faça uma pesquisa para ver qual é a média salarial do seu mercado de atuação, e contabilize todos os outros benefícios que recebe pela empresa, de modo a ter um valor concreto para mostrar na hora da reunião.

É só após ter reunido todas essas informações que você deve marcar uma reunião, o que deve ser feito sem receios ao abordar o assunto. Tenha em mente que não é feio pedir um aumento, especialmente se você o merece. Se mantenha calmo, seja comedido e tenha todos esses detalhes importantes na ponta da língua, garantindo que você não fique sem argumentos ao longo da conversa.

Por fim, vale a pena ir preparado para ouvir um possível não, ou até mesmo para nem ter a resposta imediatamente. Por isso, sempre deixe as portas abertas para futuras negociações. Se a resposta for positiva, agradeça e mostre que aquele aumento de salário valeu a pena não apenas para você, mas para a empresa que conta com seus serviços.

Leia também o artigo “Como negociar salário em tempos de crise” e esteja ainda mais preparado para solicitar seu aumento!

Matérias Relacionadas