Home > Orientação Profissional > Saiba como aproveitar o começo do ano e conseguir um novo emprego

Saiba como aproveitar o começo do ano e conseguir um novo emprego

Wand_Prapan / iStock / Getty Images Plus Para conseguir uma nova oportunidade de emprego, é preciso estabelecer novas conexões profissionais.

Com o ano começando, muitos profissionais estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, especialmente agora que a economia do País está começando a se recuperar. Sobre esse cenário, o economista-chefe da Porto Seguro Investimentos, José Pena, disse ao site Folha de S. Paulo que “A recuperação do mercado de trabalho veio antes do esperado. Boa parte do mercado foi surpreendido com a melhora”.

Com esta melhora, muitas empresas e setores estão abrindo novas vagas de emprego e dando a oportunidade para que os profissionais retornem ao mercado e consigam evoluir em suas carreiras. Para que você aproveite o momento e alcance seus objetivos para 2018, confira algumas dicas que te ajudarão a conquistar o emprego dos seus sonhos:

5 dicas para conseguir um novo emprego em 2018

Faça novos contatos profissionais

Estabelecer novas relações profissionais pode ajudar bastante na conquista por um novo emprego. Isso porque esses contatos poderão te indicar para uma vaga, dar alguma dica importante para seu desenvolvimento e até mesmo te apresentar para uma outra pessoa bem relacionada. O ideal é sempre fortalecer suas relações, lembrando sempre que um dia você também poderá ajudar alguém que está com dificuldades em sua jornada profissional.

Atualize seu currículo

Não esqueça de manter seu currículo atualizado, de modo que ele esteja pronto e sempre à mão quando você precisar enviá-lo para alguma empresa ou recrutador. É extremamente importante sempre acrescentar todas as informações que são relevantes para sua área de atuação, bem como cursos complementares. Fique atento aos erros de digitação ou de edição, pois eles podem prejudicar sua candidatura.

Prepare-se

Quando for chamado para uma entrevista, prepare-se com antecedência: estude sobre a empresa, entenda sobre a vaga disponível e mostre interesse e vontade de conseguir a vaga de emprego. Mostre-se preparado e não se esqueça de listar seus pontos fortes, lembrando de suas habilidades e conquistas nas empresas anteriores em que atuou, bem como características pessoais que podem ser favoráveis no dia a dia de trabalho.

Não perca sua essência

Por mais que você queira impressionar e causar uma boa primeira impressão na entrevista de emprego, não perca sua essência e seja sempre transparente e autêntico — afinal, são essas as características que chamam a atenção do recrutador e que você vai mostrar no dia a dia de trabalho. Não tente construir uma imagem de alguém que você não é, preferindo ser você mesmo e mostrar seu valor e ética.

Busque por novos conhecimentos

Não pense que já sabe tudo, pois o mercado de trabalho — e o mundo — está em constante mudança. O ideal é sempre se atualizar e buscar por novos conhecimentos profissionais. Faça cursos para manter-se atualizado diante das mudanças do mercado profissional.

Matérias Relacionadas