Home > Orientação Profissional > Vai fazer uma entrevista de emprego? Saiba como responder as perguntas mais comuns

Vai fazer uma entrevista de emprego? Saiba como responder as perguntas mais comuns

cyano66 / iStock / Getty Images Plus Para se sair bem em uma entrevista de emprego, é fundamental deixar a ansiedade e o nervosismo de lado.

Participar de um processo seletivo é sempre um momento bastante tenso na vida do profissional. Ainda mais quando são feitas aquelas perguntas clichês que, independentemente do seu ramo de atuação e perfil da empresa, geralmente são feitas para que o entrevistador possa captar alguma característica diferenciada no candidato e entender melhor quem ele realmente é.

Para que você se saia bem neste momento crucial, é importante saber como deixar a ansiedade e o nervosismo de lado, além de se preparar antecipadamente para responder a todas as perguntas da melhor forma possível. Confira abaixo quais são algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e saiba como responde-las de maneira satisfatória:

Entrevista de emprego: quais são e como responder perguntas comuns

“Me fale sobre você”

Embora esta não seja exatamente uma pergunta e não exista uma regra específica para responder de maneira adequada, para se sair bem durante o processo é preciso se autoconhecer. Portanto, antes de fazer a entrevista elabore uma linha do tempo com a sua história e implemente o storytelling, que tem como objetivo envolver o entrevistador.

Outra dica importante é sempre ter na manga duas histórias: uma de apenas um minuto, para utilizar em dinâmicas em grupo, e outra de cinco minutos — para quando a entrevista é apenas com você.

“Quais são seus pontos fortes e fracos?”

Esta é uma das principais perguntas feitas durante a entrevista de emprego, e a resposta permite que o entrevistador identifique se você sabe como fazer uma autoavaliação profissional e se você é capaz de analisar seus pontos fortes e fracos para melhorar ainda mais, além de verificar se suas habilidades e características são compatíveis com a vaga disponível.

Desta forma, é fundamental que antes da entrevista você faça uma lista com todos os seus pontos fortes e escolha os que estão mais de acordo com a vaga. Não é necessário que esses aspectos sejam um traço de sua personalidade, e você também pode citar uma habilidade técnica.

Outra dica é nunca falar que não possui pontos fracos ou dar respostas clichês, pois isso vai mostrar apenas que você não tem autoconhecimento e que pegou uma resposta pronta na internet. Além disso, sempre que for falar o seu ponto fraco, dê um exemplo de o que está fazendo para melhorá-lo.

“Como você se imagina daqui a 5 anos?”

O entrevistador geralmente faz essa pergunta para entender de que forma o candidato planeja a sua carreira, se ele tem uma visão clara do futuro e se vê a empresa em seus planos. Sendo assim, quando for responder a essa pergunta, concilie suas ambições com o crescimento da empresa, demonstrando sempre seu interesse em criar raízes e progredir lá dentro.

Para que a sua resposta seja realmente convincente e verdadeira, é preciso que você saiba de fato se essa empresa ou cargo é realmente o que você deseja para o futuro. Entrar em uma empresa apenas pelo salário ou pelos benefícios oferecidos pode ser extremamente prejudicial para o seu futuro profissional.

“Por que acha que devo contratar você?”

O segredo para responder a essa pergunta é saber como falar de si mesmo na entrevista de emprego e não ter medo de vender o seu peixe para se diferenciar dos outros candidatos. Antes de fazer a entrevista, é interessante que você pegue a descrição do cargo e leve para o entrevistador uma história em que você já vivenciou as experiências pedidas na descrição da vaga. Desse modo, você mostra que tem uma conexão com a empresa e que realmente tem vontade de trabalhar nela.

Matérias Relacionadas