Home > Produtividade > Hábitos alimentares que podem arruinar sua produtividade

Hábitos alimentares que podem arruinar sua produtividade

Pular refeições e ingerir excessos de gordura e açúcares atrapalham o seu rendimento

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Deixar as proteínas e as fibras de lado pode comprometer seu rendimento no trabalho.

Mesmo para quem anda firme na dieta, manter uma alimentação regradinha é desafiador algumas vezes. Porém, é importante lembrar que escolher os alimentos certos e não pular refeições ajuda você a manter a energia e a produtividade no trabalho.

Devido à alta quantidade de tarefas, as equipes enxutas e prazos curtos levam muitos profissionais a deixarem de lado as refeições e a comerem gorduras e açúcares em excesso, causando efeito contrário na busca pela produtividade.

Para ajudar você a manter a boa alimentação e a energia em alta, o Mundo Carreira conta os hábitos que podem ajudar você colocar sua produtividade a perder:

Deixar o café da manhã de lado

Essa atitude ainda gera muita discussão, uma vez que muitas pessoas não têm o costume de tomar o café da manhã. Se você já faz isso há um bom tempo, e não sente sua energia baixa ao começar a trabalhar, tudo bem. Mas se você está acostumado a fazer essa refeição todos os dias antes de sair de casa, ao deixá-la de lado, alegando que tem tarefas acumuladas, pode ter certeza de que elas vão acumular ainda mais. Como seu corpo não está acostumado a ficar sem alimento, você não terá energia suficiente para realizar suas atividades.

Comer junk food ao longo do dia

Quando escolhemos alimentos ricos em gorduras e açúcares para comer entre as refeições ou na hora do almoço, nosso corpo recebe picos de glicose, nos dando energias apenas momentâneas. Iniciamos nossas atividades com energia total e pouquíssimo tempo depois, estamos cansados e sonolentos. Isso ocorre porque a pouca fibra ou proteína contida nesses alimentos não liberam de maneira eficiente a glicose na corrente sanguínea, comprometendo nossa produtividade.

Encher o prato na hora do almoço

Geralmente quando comemos em grande quantidade ou de maneira errada (muita gordura e pouca fibra), ficamos com aquela sensação de moleza, tristeza e de mais fome. O corpo não saberá lidar com esse pico de energia e poderá lhe causar alterações de humor. O cérebro leva, em média, 20 minutos, após a primeira garfada, para informar você que está satisfeito. Por isso, coma pequenas porções na hora do almoço e comece pelas saladas.

Fazer refeições na mesa

Continuar trabalhando entre uma garfada e outra não tornará você mais produtivo. Pelo contrário. Você não fará nenhuma das duas atividades de maneira satisfatória e ainda ficará estressado. Por mais corrido que esteja o seu dia, dedique um momento para parar e comer. E vale lembrar que essas pautas ajudam a relaxar e dar uma pausa para o cérebro recuperar as energias e lhe oferecer mais uma dose de energia.

Ingerir pouco líquido

Há quem evite beber água o tempo todo, porque não quer parar suas atividades para ir ao banheiro. Entretanto, a má ingestão de líquidos compromete sua memória e sua atenção, aumenta os sintomas de cefaleia e mandando para bem longe o seu bom humor. Se você não é um fã incondicional de água, aposte em chás, sopas e frutas ricas em água.

Matérias Relacionadas