Home > Produtividade > Música criada por terapeutas pode reduzir a ansiedade em até 65%

Música criada por terapeutas pode reduzir a ansiedade em até 65%

Acordes desenvolvidos por músicos e terapeutas também reduz as taxas metabólicas

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Música “Weigthless” foi criada por músicos e terapeutas do som.

A ansiedade pode comprometer seu desempenho do profissional ou até mesmo afastá-lo do trabalho. De acordo com dados da OMS, 33% da população sofre do problema, que é porta de entrada para outros como doenças cardíacas, depressão e obesidade.

Para controlar a ansiedade, as pessoas praticam esportes, fazem exercícios de respiração, consomem alimentos ricos em triptofano (um aminoácido precursor da serotonina), entre outras ações. Outra solução é ouvir música. Mas não qualquer música.

De acordo com o Dr. David Lewis-Hodgson, da Mindlab International, a música “Weigthless”, do grupo Marconi Union, é capaz de que reduzir em 65% o grau de ansiedade e em 35% as taxas metabólicas. A canção foi criada por músicos e terapeutas do som com o propósito de eliminar o máximo possível de ansiedade.

Confira abaixo o vídeo oficial:

O estudo foi realizado com participantes que tentaram resolver enigmas difíceis no menor tempo possível, enquanto estavam conectados a sensores. Os quebra-cabeças despertavam um certo nível de estresse, e os participantes ouviram músicas diferentes, enquanto os pesquisadores mediram a atividade cerebral e os estados fisiológicos (frequência cardíaca, pressão arterial e taxa de respiração).

O neurologista David Lewis-Hodgson, do Mindlab International, que liderou a equipe de pesquisadores britânicos, concluiu que a música que mais ajudou os participantes a relaxarem durante a execução das tarefas foi “Weigthless”. Seus ritmos e harmonias estrategicamente arranjados ajudam a retardar a frequência cardíaca do ouvinte, reduzindo a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

Dr. David Lewis-Hodgson recomenda: “’Weightless’ foi tão eficaz que muitas pessoas se tornaram sonolentas. Por isso, eu aconselho não dirigir enquanto ouve a música, porque pode ser perigoso.”

Veja a lista de músicas utilizadas pelos pesquisadores no estudo:

1 - Weightless, Marconi Union
2 - Electra, Airstream
3 - Mellomaniac (Chill Out Mix), by DJ Shah
4 - Watermark, Enya
5 - Strawberry Swing, Coldplay
6 - Please Don’t Go, Barcelona
7 - Pure Shores, All Saints
8 - Someone Like You, Adele
9 - Canzonetta Sull’aria, Mozart
10 - We Can Fly, Rue du Soleil (Café Del Mar)

Matérias Relacionadas