Home > Orientação Vocacional > Descubra como e quem pode fazer o mestrado

Descubra como e quem pode fazer o mestrado

Indicado para quem pretende seguir a vida acadêmica, o mestrado aprofunda os conhecimentos do aluno no campo da pesquisa científica e o prepara para o doutorado

Foto: © Depositphotos.com / minervastock

Após a conclusão da faculdade, alguns profissionais se vêem com necessidade de voltarem à academia, no intuito de melhorar seus conhecimentos em certas áreas de atuação e sua preparação para o mercado de trabalho. Assim, muitos acabam optando pelo exercício da pesquisa em um programa de pós-graduação stricto senso.

Diferentemente das especializações, mais voltadas para tópicos práticos, para a melhor compreensão do mercado de trabalho e certas áreas de atuação, o mestrado é um curso mais longo – entre 18 e 24 meses –, indicado para quem pretende buscar uma formação acadêmica e científica mais aprofundada.

Normalmente, quem se interessa pelas pós-graduações stricto sensu, mestrado e doutorado, é quem tem a aspiração de se tornar docente em universidades. A princípio, para lecionar em faculdades não é exigido que todos os profissionais tenham título de mestre ou de doutor. Porém, como as instituições precisam ter um certo número de doutores, os profissionais com esses títulos conseguem melhores oportunidades de trabalho. Mas como e quem pode fazer mestrado?

Ao contrário do que muitos pensam, candidatos para os cursos de mestrado não precisam ter concluído uma especialização, normalmente os requisitos básicos são diferenciados de acordo com cada instituição. Os interessados precisam ser graduados, ter conhecimentos na área do programa e experiência em projetos de pesquisas.

Os processos seletivos são compostos por uma série de etapas: provas escritas, exames orais, análises de currículos, prévias de projetos de pesquisa, entrevistas pessoais e cartas de recomendações. Alguns cursos ainda pedem a conclusão de um teste de proficiência em uma língua estrangeira, já que boa parte da bibliografia usada foi escrita em outros idiomas.

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Normalmente as inscrições para os programas de mestrado são abertas no final e no início do ano. Durante o curso, o estudante irá participar de, no mínimo, 1440 horas de atividades programadas, divididas em aulas, produção da dissertação, congressos, monitoria, entre outras atividades. Ao final, o aluno precisa escrever uma dissertação com o tema voltado para a linha de pesquisa do programa e apresentá-la para uma banca com três examinadores.

Matérias Relacionadas