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Você sabe o que é o conceito de clima organizacional nas empresas?

O clima organizacional tem relação direta com os resultados das empresas. Afinal, ele é a maneira como o grupo de colaboradores percebe a instituição em que trabalham

Depositphotos O clima organizacional influencia diretamente no comportamento dos funcionários e resultados da companhia.

O clima organizacional nas empresas pode interferir nos resultados. Dessa forma, ele deve estar no radar dos líderes. Afinal, quando o ambiente é agradável ele tende a aumentar a produtividade e estimular a criatividade entre os colaboradores, que sentem o respeito e a confiança para proporem ideias e inovações nas companhias. O que, em contrapartida, agrega valor para o negócio e amplia suas vantagens competitivas frente os concorrentes.

De maneira geral, o clima organizacional tem em seu conceito a junção de um conjunto de valores e comportamentos que influenciam diretamente o crescimento da empresa. Ou seja, ele é a maneira como o grupo de funcionários percebe a instituição em que trabalha.

Indicadores do clima organizacional

Dentro das empresas pode-se encontrar três tipos de clima organizacional: bom ou favorável, acontece quando há motivação e entusiasmo; prejudicado ou desfavorável, indicado quando algumas questões negativas interferem no entusiasmo das pessoas; e ruim ou neutro, quando o colaborador é totalmente desmotivado e não se envolve com a empresa.

Com isso, problemas de relacionamento, a falta de comunicação e um ambiente que propicia a instabilidade emocional são alguns dos entraves para o bom clima organizacional. Em contrapartida, um local que favoreça a amizade e a conversa contribui para que o meio profissional seja estimulante.

Alguns fatores que comprometem o clima organizacional:

  • Turnover (rotatividade)
  • Reclamações trabalhistas;
  • Absenteísmo (faltas e atrasos frequentes);
  • Retrabalho;
  • Conflitos interpessoais;
  • Falta de comprometimento dos sócios.

Como medir o clima organizacional?

Como o clima organizacional é algo que reflete o grau de satisfação dos colaboradores, ele pode e deve ser medido. Assim, a pesquisa é uma ferramenta de coleta de dados para que os líderes e gestores possam identificar diversos fatores que afetam o desempenho dos colaboradores, tanto de maneira positiva quanto negativa. Dessa forma, é um aliado para que a empresa tenha certeza como está seu momento atual e como isso interfere no resultado final de cada área.

Não há uma regra para realizar a pesquisa de clima organizacional. Entretanto, o ideal é que ela seja aplicada constantemente. O ideal é que as perguntas sejam abertas e deem espaço para que os colaboradores reflitam e escrevam o que realmente acham sobre aquela questão. Para isso, eles devem ter segurança e confiança, com a garantia de que ela será sigilosa e que não irão sofrer qualquer tipo de retaliação.

Os objetivos da pesquisa devem estar bem claros, assim como o que se deseja medir. Após sua aplicação, é de extrema importância que ações efetivas sejam tomadas em relação aos dados compilados. Somente dessa maneira será possível avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, estabelecer um canal direto de comunicação e a busca constante pela melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

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