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Como aproveitar oportunidades de carreira em uma grande empresa

Não adianta estar no “lugar certo e na hora certa”, o profissional precisa se preparar, sempre buscar o aperfeiçoamento, se mostrar solícito e interessado em assumir novos desafios.

 

© Depositphotos.com / iqoncept Para ter sucesso na carreira, é preciso fazer boas escolhas profissionais.

Em tempos de recessão econômica, desvalorização real de salários e crise nos mais diversos setores do mercado de trabalho, as empresas não estão propensas a oferecerem promoções ou aumento de remuneração para todos os seus funcionários. É preciso que o profissional esteja focado e realmente se destaque para conseguir algo diferenciado e dar um passo à frente em sua carreira.

O problema é que muitas pessoas têm dificuldade em identificar oportunidades de carreira ou, pior ainda, conseguem identificar, mas não estão preparadas para aproveitá-las. Neste momento, se destacam os profissionais com um perfil mais atento e aberto a novos desafios, passando a imagem de adaptabilidade e inteligência aos seus gestores.

Uma das características mais importantes é a segurança. O profissional precisa estar ciente e decidido quanto aos seus objetivos e mostrar que está preparado para assumir uma carga maior de responsabilidades. O aperfeiçoamento precisa ser constante, investir no estudo e na atualização de conhecimentos nunca é demais. Assim, as chances do “medo de não dar conta do recado” aparecer são menores quando a oportunidade de carreira se apresentar.

Mostrar aos seus colegas e superiores interesse por assuntos que não estão ligados diretamente ao seu campo de responsabilidades evidencia a sua vontade de assumir novos desafios. A curiosidade é importante, uma vez que comunicar-se com os outros e perguntar sobre as mais variadas áreas da empresa são meios de vislumbrar novas perspectivas.

Porém, é preciso tomar cuidado com as expectativas geradas. Elas podem limitar seu leque de oportunidades para o futuro, já que criam um “caminho ideal” a ser seguido pela sua carreira. Abrir os horizontes para situações não antecipadas faz com que o profissional avalie corretamente suas opções de crescimento.

Mostrar envolvimento com a empresa também é importante. O funcionário que sai de sua zona de conforto e se dispõe a resolver problemas além de sua obrigação é bem visto e tem o perfil procurado para cargos de chefia. O truque é tornar-se indispensável, mostrar interesse e não deixar com que a preguiça e o conforto de seu atual cargo o façam relaxar.

No final, tudo se resume a fazer boas escolhas profissionais. Cada um escolhe o tipo de funcionário que vai ser, por isto, é importante prestar atenção em suas atitudes e ser capaz de criar ou aproveitar a oportunidade de uma empresa que aparecerá.

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