Home > Sem categoria > Como ser criativo no ambiente de trabalho?

Como ser criativo no ambiente de trabalho?

Colaboradores precisam exercitar sua capacidade de propor soluções diferentes das habituais. Realização de cursos e atividades que não tenham a ver com o trabalho cotidiano tendem a estimular estas atitudes.

Foto: © Depositphotos.com / SergeyNivens

A rotina diária de trabalho pode levar muitos profissionais a agirem de maneira quase automática na realização de suas tarefas. Ao longo do tempo, esta atitude tende a dificultar os processos de inovação, tão importantes no cenário de extrema competitividade das empresas atuais. O grande desafio é realizar as atividades necessárias à manutenção dos trabalhos e, ao mesmo tempo, agir de forma criativa, apresentando novas e transformadoras proposições.

Um dos métodos mais utilizados para fazer a criatividade chegar ao ambiente de trabalho é se propor a questionar a estrutura já estabelecida. Será que os procedimentos e processos que atualmente regem as atividades laborais são mesmo os mais produtivos? Não poderiam existir outras maneiras para a execução das atividades que já se tornaram rotineiras? O simples questionamento, mesmo que não resulte em uma mudança prática, já abre espaço para que um processo criativo comece a se estabelecer.

Por outro lado, o colaborador que deseja ser mais criativo também pode investir em estímulos fora do escritório. Isso significa buscar atividades em áreas com as quais não tenha muita familiaridade, como forma de desafiar-se a ir de encontro ao novo. E aqui vale desde começar um curso de artes até fazer uma viagem para outro país. Estas situações de risco calculado fazem com que o colaborador se veja obrigado a encontrar novas soluções, entrando em contato com o prazer de chegar a resultados completamente novos e inusitados.

O estímulo ao prazer criativo pode também ser trazido para dentro do escritório de maneira bastante direta. Algumas empresas realizam dinâmicas lúdicas que servem exatamente para que os funcionários comecem a exercitar a capacidade de criar saídas inovadoras para os desafios do dia a dia. Para que todos esses esforços façam sentido, porém, é necessário que a organização e seus gestores estejam realmente preparados para acolher ideias e propostas inovadoras. Nada será mais motivador do que um ambiente organizacional no qual ideias criativas realmente possam ser manifestadas e, até, implementadas.

Matérias Relacionadas