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Você sabe como manter o equilíbrio emocional no trabalho?

Com as múltiplas exigências do ambiente de trabalho, manter as emoções no lugar exige disciplina, prática diária e busca de alternativas personalizadas

Stress

Foto: medplan

Os ambientes altamente estressantes e competitivos das organizações são verdadeiros desafios para o equilíbrio emocional dos profissionais. A pressão e a busca por resultados fazem parte do dia a dia de qualquer atividade e não são todos os que conseguem manter a sua paz, energia, bom humor e tolerância em meio às próprias atividades.

Manter a calma não é fácil em várias situações. Por isso mesmo, o equilíbrio emocional precisa nascer de um exercício diário e da consciência de sua importância para a construção de uma carreira de sucesso. A primeira peça para vencer este desafio é o autoconhecimento.

É preciso observar em quais situações o estresse toma conta, a intolerância e a raiva ficam incontroláveis e as emoções à flor da pele. Conhecendo-se é possível buscar caminhos mais acertados para a manutenção do controle emocional. Em algumas situações os conflitos estão associados a causas mais profundas nascidas, por exemplo, das relações familiares, e encontram no trabalho um ambiente fértil para virem à tona.

Quando as dificuldades emocionais no trabalho se tornam recorrentes, pode ser sinal de que existem mesmo razões mais complexas. E aí a busca por um terapeuta pode ser a saída mais saudável. Esta é uma dica que vale para funcionários, mas também para gestores, que têm muito a ganhar com a sensibilidade de perceber que membros de suas equipes podem estar precisando de ajuda profissional, para poder dar esta orientação.

No geral, porém, a manutenção do equilíbrio pode ser ampliada através da prática de atividades capazes de produzirem sensações de maior tranquilidade no organismo. Uma das mais conhecidas é a meditação – basicamente, o exercício de respirar e buscar sentir-se mais presente através da atenção à respiração, sem o apego aos pensamentos e sensações capazes de trazer angústia. Existem outros métodos meditativos, todos à disposição para quem deseja se livrar do estresse e manter o equilíbrio.

Assim como meditar, praticar exercícios com regularidade ajuda e muito a manter as emoções em ordem, dentro e fora do escritório. Além das substâncias liberadas pelo cérebro e que condizem ao bem estar, exercitar-se aumenta a autoestima do indivíduo, um ponto para lá de forte quando o assunto é o equilíbrio emocional.

Aliás, quanto mais saudável e equilibrada for a vida do funcionário no âmbito geral, mais facilmente este conseguirá trabalhar as suas reações emocionais no ambiente de trabalho. Da mesma forma, quanto mais satisfação conseguir em suas atividades profissionais, menores serão as possibilidades de perder a paciência durante o expediente.

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