Home > Liderança e Gestão de Pessoas > Como se manter calmo em situações estressantes?

Como se manter calmo em situações estressantes?

Confira dez dicas para fazer com que seu nível de estresse não ultrapasse a barreira entre o benéfico e o prejudicial, fazendo com que você renda mais em seu trabalho

Foto: © Depositphotos.com / .shock

A capacidade de controlar as emoções e manter a calma sob pressão tem um link direto com o seu desempenho no trabalho. A consultoria americana TalentSmart realizou uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas, e descobriu que 90% das pessoas com os melhores resultados tem a capacidade de controlar suas emoções em momentos de estresse.

Pessoas que conseguem controlar esse estado emocional ganham, em média, 28 mil dólares por ano a mais do que seus colegas, são promovidos com mais freqüência, e recebem notas mais altas nas avaliações de desempenho.

Uma pesquisa da Universidade de Berkeley, na Califórnia, revelou um lado positivo do estresse, mas também reforça o quanto é importante mantê-lo sob controle. O estudo, liderado pela pós-doutora Elizabeth Kirby, descobriu que o estresse induz o cérebro a produzir novas células responsáveis pela memória. No entanto, este efeito é visto apenas quando a tensão é intermitente. Se o estresse continua de maneira prolongada, ele suprime a capacidade do cérebro de desenvolver novas células.

Confira dez dicas para fazer com que seu nível de estresse não ultrapasse a barreira entre o benéfico e o prejudicial, fazendo com que você renda mais em seu trabalho.

Aprecie o que você tem: Ter tempo para contemplar sobre o que você é grato não é apenas a coisa “certa” a fazer, também melhora o seu humor, porque reduz o hormônio do stress, o cortisol, em 23%. Em uma pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia, descobriram que as pessoas que se esforçam para cultivar uma atitude de gratidão, experimentam melhora do humor, energia e bem-estar físico.

Evite pensar no “e se”: “E se?” Suas atitudes podem resultar em milhões de situações diferentes, e quanto mais tempo você gasta se preocupando com as possibilidades, menos tempo você vai gastar tomando medidas que irão acalmá-lo.

Seja positivo: Pensamentos positivos ajudam a tornar o estresse intermitente, concentrando a atenção do seu cérebro para algo calmo. Você tem que ajudar o seu cérebro a selecionar algo positivo para pensar. Quando as coisas estão indo bem, e seu humor é bom, isso é relativamente fácil. Quando as coisas vão mal, e sua mente está inundada com pensamentos negativos, isso pode ser um desafio.

Foto: © Depositphotos.com / apid

Se desconecte do trabalho: Dada a importância de manter o estresse intermitente, é fácil ver que tirar uma folga pode ajudar a manter o estresse sob controle. Quando você se torna disponível sempre para o seu trabalho, você se expõe a um bombardeio constante de estresse. Estudos têm mostrado que algo simples como uma pausa sem e-mail pode diminuir os níveis de ansiedade.

Não beba muito café: Beber cafeína provoca a liberação de adrenalina. A adrenalina é a fonte de um mecanismo de sobrevivência que o obriga a se levantar e lutar ou correr para as montanhas, quando confrontado por uma ameaça. Esse mecanismo evita o pensamento racional, favorecendo uma resposta mais rápida. Isso é ótimo quando um urso o está perseguindo, mas não tão grande quando você está respondendo a um e-mail.

Durma: Quando você dorme, seu cérebro – literalmente – se recarrega, procurando as memórias do dia para armazená-las ou descartá-las, de modo que você acorda alerta e lúcido. O seu auto-controle, atenção e memória são todos reduzidos quando você não dorme o suficiente. A privação do sono aumenta os níveis do hormônio do estresse por conta própria.

Não cultive pensamentos negativos sobre si próprio: Um grande passo na gestão do estresse está em se privar de pensamentos negativos sobre você mesmo. A maioria dos nossos pensamentos negativos são apenas isso: pensamentos, não fatos.

Mude suas perspectivas: Estresse e preocupação são alimentados por nossa própria percepção distorcida dos acontecimentos. É fácil pensar que os prazos irrealistas e chefes implacáveis são as razões pelas quais estamos estressados o tempo todo. Você não pode controlar suas circunstâncias, mas você pode controlar como você reage a elas. Portanto, antes de gastar muito tempo reclamando de alguma coisa, tome um minuto para colocar a situação em perspectiva. Uma ótima maneira de corrigir esse padrão de pensamento improdutivo é listar as coisas específicas que realmente estão acontecendo de errado.

Foto: © Depositphotos.com / Iakov

Respire: A maneira mais fácil de diminuir o estresse é simples: respirar. A prática de pensar na sua respiração vai começar a treinar o seu cérebro para se concentrar exclusivamente no trabalho. Quando você está se sentindo estressado, tire alguns minutos para se concentrar na sua respiração.

Peça ajuda: É tentador, mas totalmente ineficaz, tentar enfrentar tudo sozinho. Para ser calmo e produtivo você precisa reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda quando precisar. Pedir ajuda irá diminuir o estresse e fortalecer seus relacionamentos com aqueles em quem você confia.

Matérias Relacionadas