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Empresas avaliam candidatos e funcionários através das redes sociais, diz pesquisa

Companhias observam opiniões e comportamentos perante assuntos polêmicos que podem impedir a contratação ou gerar demissões. Confira 5 dicas para não se prejudicar

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Foto: © Depositphotos.com / aa-w

Um relatório realizado pelo instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) para a revista VOCÊ S/A revela que é crescente o número de empresas que analisam o comportamento do trabalhador nas redes sociais no momento da contratação e ao longo de sua atividade dentro da organização. Elas levam em conta, principalmente, como os funcionários se portam em relação a assuntos polêmicos como política, religião, vínculo com times, e quando postam fotos constrangedoras.

A pesquisa ouviu 623 executivos de Recursos Humanos de 577 companhias nacionais de diversos portes e setores, e constatou que, dependendo do caso, o comportamento dos funcionários nas redes sociais pode influenciar tanto em uma promoção, quanto na sua demissão.

O estudo desbanca a ideia de que as empresas recorrem às redes sociais somente para fazer uma avaliação informal de colaboradores e candidatos ou de que essa análise só verifica aspectos profissionais, como o que está declarado no Linkedin, plataforma de perfis profissionais. Na verdade, o que ele faz nas horas vagas o define muito mais do que a postura que possui em ambiente corporativo, e isso tem peso maior na reputação.

A pesquisa mostra ainda que as pessoas são acostumadas a pensar na reputação digital no momento de concorrer a uma vaga, mas se esquecem de cuidar da imagem enquanto estão empregadas. Profissionais entrevistados atribuem nota 8,2 à influência das mídias sociais na hora de contratar, e a nota de 1,8 ao peso das mídias no momento da demissão.

O que você deve evitar publicar para não ser demitido

1. Cuidado com as primeiras impressões

Embora seja uma questão primordial tomar cuidado com a sua imagem perante a sociedade, nem tudo mundo tem esta precaução. Evite colocar no seu perfil aquela foto em que você aparece bêbado, mal vestido e desleixado. Não será essa a primeira impressão que você quer que o recrutador tenha de você ao consultar seu perfil em uma rede social.

2. Não atualize direto seu perfil digital

Se você atualiza suas páginas a cada cinco minutos durante o expediente é sinal de que se preocupa muito mais com assuntos irrelevantes e deixa de executar seu trabalho.

3. Respeite todas as pessoas

Ofender o colega de trabalho ou o professor pelas redes sociais são questões tão sérias quanto presenciais, com o agravante de que ficará registrado e todo mundo poderá ver. Evite publicar este tipo de opinião na internet.

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4. Tolere as preferências pessoais

Evite ser ofensivo ao criticar pela internet o gosto do seu colega de trabalho. A pessoa ofendida ficará constrangida, outros não entenderão o contexto e isso passará uma má impressão de quem ofendeu e de quem recebeu a ofensa.

5. Analise os grupos de que participa

Aquele ditado “Diga-me com quem andas, e te direi quem és”, também vale para as redes sociais. Pode ser mais difícil você conseguir uma contratação se o recrutador encontrar seu perfil vinculado aos grupos “Eu odeio sexta-feira”, “Eu odeio meu chefe”. Sua imagem estará alinhada a um perfil de profissional desleixado e despreocupado. Se o recrutador entender que você é assim, tem menos chances de ocupar a vaga que deseja.

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