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Você sabe como usar a comunicação não-verbal dentro das empresas?

Como a linguagem do corpo pode influenciar a relação entre os funcionários

gpointstudio A linguagem do corpo dá veracidade ou desmente o que está sendo dito.

Uma fala clara e objetiva é essencial para um bom relacionamento, seja ele em qualquer ambiente. E além da comunicação verbal, as pessoas fazem uso de gestos e variações de tons para complementar aquilo que está sendo dito. É a chamada comunicação não-verbal.

E quando as comunicações verbal e não-verbal não se complementam adequadamente, a mensagem fica comprometida. Ainda mais no ambiente de trabalho, onde a fala dá as diretrizes para as ações que geram resultados. Um ruído em qualquer parte do processo pode colocar tudo a perder.

Não é de hoje que as empresas se preocupam em melhorar constantemente o relacionamento e a comunicação entre as pessoas. Afinal de contas, uma fala positiva aliada a gestos que dizem o contrário confunde quem ouve a mensagem. Da mesma maneira que um líder que usa um tom de voz muito baixo e um ar introspectivo para motivar seus funcionários não obterá nenhum retorno positivo.

Comunicação nãoiverbal às vezes é mais importante do que a verbal

Prestar atenção na linguagem corporal muitas vezes é mais importante do que observar as palavras ditas. Por mais que as pessoas meçam as palavras, o corpo nem sempre segue esse mesmo comportamento, deixando claro a real mensagem que inicialmente seria passada.

É por este motivo que a linguagem corporal é tão importante em reuniões com clientes e em entrevistas de emprego. É o jeito de mexer as mãos, o tom de voz e a postura que vão ditar a veracidade ou não do que está sendo dito e do que está sendo entendido.

As empresas que sabem tirar proveito da comunicação não verbal de seus funcionários só têm a ganhar. Isso porque, ao observarem gestos e atitudes de cada integrante, podem ter uma percepção do grau de satisfação e engajamento das equipes. Desânimo, cara amarrada e pouca produtividade, por exemplo, são sinais de que algo não vai bem.

Além de usar os efeitos da comunicação não verbal para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, as empresas podem buscar meios de incentivar os funcionários a observarem seus próprios jeitos de se comunicar, identificando possíveis erros e tornando o relacionamento no ambiente de trabalho cada vez melhor.

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