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Hospitalidade: conceito vem ganhando espaço na rotina das empresas

Acolher bem os funcionários e fomentar o bom relacionamento são algumas das práticas

Stockphoto.com / CreativaImages Organizações vêm se esforçando para acolher cada vez melhor seus funcionários.

Qual o conceito de uma empresa hospitaleira? Para apontar as tendências e saber como os funcionários definem este comportamento tão buscado pelas organizações atualmente, o Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial (IBHE) realizou, pelo sétimo ano seguido, uma pesquisa sobre o assunto. O levantamento foi realizado de forma eletrônica entre os meses de outubro e dezembro de 2015.

Foram ouvidos 687 profissionais de diferentes áreas e cargos dos setores de serviços, comércio e indústria. A Pesquisa IBHE de Hospitalidade Empresarial era composta por 13 perguntas, entre elas estavam: qual atributo que melhor caracteriza a hospitalidade empresarial? Uma empresa hospitaleira é reconhecida pelos colaboradores como uma boa empresa para se trabalhar? Você considera sua empresa hospitaleira? Como a hospitalidade pode ajudar uma empresa?

Para 47% dos entrevistados, uma empresa hospitaleira possui um conjunto de atitudes que envolvem os cinco sentidos (ver, ouvir, sentir, tocar e falar), aproxima pessoas e consolida relacionamentos dentro do ambiente profissional. Para 86% dos entrevistados suas empresas atuais são hospitaleiras, pois se destacam por quesitos como acolhimento e genuíno Interesse pelo outro.

Diferenciais que atraem os funcionários

Quando questionados sobre o que torna uma empresa boa para se trabalhar, 35% dos funcionários responderam que é quando sentem que fazem parte da empresa. Ser reconhecido por sua contribuição nos negócios (28%) e o clima no ambiente de trabalho (26%) foram outros quesitos listados.

Quando o assunto é compra de produtos e serviços, 61% dos entrevistados disseram que a grande diferença está no relacionamento. Ou seja, a experiência tida com a empresa é um fator decisivo na hora da compra, já que a conexão emocional estabelecida durante esta ocasião está diretamente ligada à forma como se percebe o que foi adquirido.

Para as empresas que ainda não praticam a cultura da hospitalidade, 49% dos funcionários entrevistados pensam que é preciso haver mudanças em processos, pessoas, comunicação, cultura e ambiente. E para isto acontecer é necessário decisão e mobilização dos colaboradores, promovendo treinamentos que sensibilizem os funcionários.

“Os treinamentos devem ser efetivos e trazer exemplos e dinâmicas que mostrem a importância da empatia e do acolhimento”, afirma Beatriz Cullen, diretora do instituto.

Empresas são premiadas pela hospitalidade

Para fomentar a cultura da hospitalidade e reconhecer as empresas que já aplicam este conceito, é realizado há quatro anos o Prêmio IBHE de Hospitalidade Empresarial.
As cinco empresas ganhadoras da edição deste ano foram o Grupo Fleury, indicada como um exemplo de cuidado ao cliente, a Porto Seguro, pelo atendimento diferenciado, o Hospital Israelita Albert Einstein, por conta do acolhimento ao cliente e equipe, a Natura, pela excelência de seus canais de atendimento, e a Rede Accor, por conta das práticas de hospitalidade.

A participação dos profissionais também cresceu: em 2014 foram 40 recomendações, contra 509 em 2015. O crescimento indica que atenção dos profissionais em relação às práticas hospitaleiras, principalmente na sua relação com a equipe ou colegas de trabalho, tem sido cada vez maior.

De olho nessa tendência, o IBHE criou, em 2015, um canal de TV online, para fornecer conteúdo sobre as boas práticas da hospitalidade.

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