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Poder e liderança: a diferença entre os conceitos e importância de ambos para a carreira

© Depositphotos.com / depositedhar Os conceitos de poder e liderança estão relacionados, e o ideal é que andem juntos para conquistar bons resultados na carreira.

Os conceitos de liderança e poder estão relacionados, embora sejam bastante diferentes entre si. As formas de obter poder são muitas, e incluem uso da força, capacidade de iludir, esperteza, estratégia, suborno, estabelecimento de alianças, bajulação e até mesmo capacidade de liderança.

A liderança, por sua vez, é um tipo de poder que está associado à capacidade de mobilizar pessoas por meio de suas ações e conquistar seguidores de maneira natural. Isso não significa, entretanto, que um líder necessariamente conduz seus liderados para uma finalidade positiva. Adolf Hitler, por exemplo, foi um líder carismático e que alcançou poder sobre uma nação por meio de sua capacidade de idealizar e convencer.

Diante deste contexto, podemos afirmar que existem diferentes tipos de liderança, e dentro de um mesmo grupo podem haver várias lideranças com características diferentes. É possível que uma equipe conte com um líder visionário, que consegue fazer todos sonharem seus sonhos, ao mesmo tempo em que há um líder motivador (que consegue manter a equipe mobilizada pela motivação) e um líder técnico — que lidera pela sua capacidade e conhecimento.

Neste contexto, vale a pena ficar atento também à diferença entre gestão e liderança: a gestão diz respeito a garantir a execução das tarefas, de modo a garantir que as atividades sejam realizadas de maneira eficaz para que os objetivos da empresa sejam alcançados. As posturas de um líder e de um gerente se complementam, e o ideal é que o profissional que ocupa uma posição de liderança seja capaz de apresentar ambas as características.

Como poder e liderança influenciam na carreira?

Poder e liderança podem — e devem! — andar juntos. Um líder reconhecido é alguém que pode ascender a degraus mais altos dentro de uma organização e fazer bom uso de seu poder, levando suas equipes a conquistar resultados cada vez melhores e incentivando sempre o desenvolvimento de todos.

Qualificar-se cada vez mais é uma excelente forma de aumentar o poder e a capacidade de liderança, já que permite ao profissional alcançar novos conhecimentos e desenvolver habilidades diferenciadas. O conhecimento também confere autoridade, que apoia a liderança e proporciona maior poder ao líder.

É importante ter em mente, porém, que o propósito da liderança não deve ser o poder. Ao contrário: o projeto do líder é levar sua equipe ao sucesso, obtendo benefícios, bem-estar e desenvolvimento para todos.

Se ainda restam dúvidas a respeito da diferença entre os conceitos de poder e liderança, basta pensar no que normalmente se espera dos políticos e a decepção registrada pela maioria dos eleitores após o período eleitoral. Todos esperam que o político eleito seja um verdadeiro líder, que conduz a população e pensa em seu bem-estar, mas muitos deles estão de olho apenas no poder.

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