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Técnica do sanduíche: empresa cria aplicativo que auxilia a aplicação de feedback contínuo

iStock / Getty Images Plus / anyaberkut Na técnica do sanduíche, o feedback é estruturado da mesma forma que a montagem de um sanduíche: pão (base), recheio (conteúdo) e outro pão (fechamento).

O feedback é uma ferramenta extremamente útil para promover o desenvolvimento profissional, potencializar as competências individuais e incentivar o aprimoramento dos comportamentos que trazem resultados positivos e contribuem para um bom clima organizacional.

Trata-se de um artifício que pode ser definido como “dar um parecer ou resposta sobre algo ou alguém para avaliar seu desempenho”, e que deve ser utilizado sempre de maneira construtiva e contínua. Apesar de sua importância, dar um bom feedback pode ser uma tarefa bastante complicada, já que muitos colaboradores ainda se sentem ofendidos ou chateados com um feedback negativo.

Para evitar esse tipo de problema ao dar um feedback, é essencial que você conheça os tipos de feedback e o momento certo de aplica-los. Caso o feedback contenha uma crítica, ela deve estar sempre acompanhada de uma mensagem que incentive o colaborador a encontrar formas de melhorar seu desempenho ou corrigir uma atitude que está inadequada. Utilizar a chamada “técnica do sanduíche” é uma excelente alternativa para dar um feedback simples, eficaz e construtivo aos colaboradores. Entenda como este método funciona a seguir:

Como dar um bom feedback com a técnica do sanduíche?

A melhor forma de aplicar a técnica do sanduíche é estruturando seu feedback da mesma forma que você elabora um sanduíche: pão para a “base”, recheio e outro pão para fechar. Assim, o método acontece da seguinte maneira:

Base do pão

Inicie o feedback construindo a base para a conversa que vem a seguir, apontando a importância do colaborador para a empresa e destacando seus pontos fortes. Deixe claro que a organização valoriza o profissional e que este é um encontro que visa aprimorar seu desempenho e os resultados obtidos.

Recheio

Esta é a parte mais importante do feedback, e consiste justamente no apontamento dos problemas e atitudes que precisam ser corrigidos ou melhorados de alguma forma. Não permita que este seja um momento exclusivamente acusatório, em que você apenas aponta os erros do colaborador. Em vez disso, explique o que é necessário melhorar, descreva o comportamento desejado, permita que o colaborador exponha suas dúvidas/dificuldades e ajude-o a encontrar soluções.

Fechando o sanduíche

Finalize o feedback reforçando os pontos positivos do colaborador e mostrando confiança em sua capacidade de crescer, se aperfeiçoar e corrigir os problemas apresentados.

Feedback contínuo: qual a importância e como aplicar?

Para que o feedback realmente traga mudanças positivas para o dia a dia da empresa, é fundamental que ele faça parte da rotina de trabalho. Trata-se do feedback contínuo, em que o colaborador recebe avaliações com frequência, mas sem que seja necessária a formalidade de uma reunião de feedback. É um método mais fluido e que garante o foco nas metas e no desenvolvimento constante do time.

Para facilitar a aplicação do feedback contínuo dentro das organizações, a empresa LG lugar de gente desenvolveu um aplicativo de fácil utilização que permite a realização de avaliações de desempenho em tempo real. Com diversas funcionalidades e telas de fácil navegação, o Feedback Gen.te pode ser adaptado aos critérios de cada empresa, permitindo a organização dos processos de feedback contínuo, estimulando o engajamento das equipes e criando um ambiente positivo e colaborativo.

De acordo com o vice-presidente da LG lugar de gente, Felipe Azevedo, o programa foi desenvolvido para apoiar a implantação de uma cultura de feedback orgânico nas empresas. “Essa é, hoje, uma das principais tendências em gestão de pessoas, não apenas porque atende às novas demandas de avaliação em tempo real, mas também porque agiliza a tomada de ações corretivas e promove aprendizado constante”, explica Azevedo.

Com versões para instalação em aparelhos com sistema Android e iOS, o aplicativo pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa, além de permitir interações entre os usuários, gerar relatórios e apontar dados a respeito da quantidade de feedbacks registrados, as competências mais citadas e as pessoas mais pontuadas.

As versões demo do aplicativo já estão disponíveis na AppleStore e na PlayStore.

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