Home > Sem categoria > Entenda a importância de um bom networking virtual

Entenda a importância de um bom networking virtual

Com crescente uso da internet, as redes sociais são uma forma que facilita a ampliação da rede de contatos profissionais, mas que requer alguns cuidados

O networking é uma rede de relacionamento que você constrói em sua área de trabalho/atuação. Qualquer profissional pode montar uma rede de contatos e relacionamentos em determinado ambiente, e com o crescente uso da internet essa relação ganha um impulso a mais.

Redes como Linkedin e Facebook podem ser úteis quando são bem utilizadas. Elas ajudam a encontrar pessoas que tenham interesses parecidos e isto pode contribuir na troca de experiências.

Porém, engana-se quem pensa que contatar várias pessoas em redes sociais, e-mail ou distribuir uma coleção de cartões corporativos é garantia para manter ativo seu networking virtual.

Atualmente, com o mercado altamente competitivo, manter uma rede de relacionamento pode sim fazer a diferença no momento de procurar um emprego ou realizar novos negócios. Mas não é só isso.

Fazer contatos, trocar ideias, receber e enviar mensagens, essas são algumas maneiras de ter um bom relacionamento e gerir os contatos online. Não é apenas quando se precisa de um favor que deve entrar em contato. Deve haver um vínculo constante, caso contrário, pode-se criar uma situação negativa.

O principal objetivo de se relacionar com outras pessoas é a troca de conhecimento, informações e cooperação. Outros caminhos para construir um bom relacionamento é através de reuniões, palestras, cursos, eventos, conferências e até mesmo na igreja ou em atividades de lazer.

Networking virtual

Foto: zawya

Além disso, o contato online, com sua facilidade de uso, rapidez e instantaneidade, não pode substituir o convívio presencial. Vale lembrar que as decisões são tomadas fora do ambiente virtual.

Por fim, a importância do networking está concentrada na qualidade dos contatos, não na quantidade. E para conquistar isso é preciso tempo, dedicação, cuidado, carinho, bons tratos e, principalmente, ética em suas atitudes para com seus contatos, além é claro, da transparência em suas informações pessoais e profissionais.

Matérias Relacionadas