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5 dicas para turbinar a motivação de seus profissionais em 2017

Os líderes possuem papel fundamental no processo de engajamento dos funcionários

© Depositphotos.com / ridofranz Os líderes podem tomar atitudes que transformam as empresas e seus colaboradores.

Sem motivação não se tem resultado. E essa injeção de ânimo pode vir das mais diferentes maneiras: um elogio por conta de uma tarefa bem-sucedida, uma dinâmica, uma palestra especial ou um café da manhã para fomentar o relacionamento entre as equipes. Mas vale lembrar que a motivação precisa ser alimentada constantemente.

E dentro das empresas o líder é o grande responsável por manter essa chama sempre acesa. Por isso, ter uma boa relação com os liderados permite a este profissional entender os medos e anseios de sua equipe e saber a hora certa de ajudá-los a entrar nos eixos novamente.

Para ajudar os líderes a transformarem as empresas em ambientes de motivação e automotivação, o palestrante e consultor José Ricardo Noronha, também idealizador da Universidade das Vendas, separou cinco dicas. Veja:

1 – Dê maior autonomia aos seus profissionais

As pessoas valorizam cada vez mais a autonomia. Quanto menor a autonomia, menor é a motivação e o engajamento. Por outro lado, quanto maior o empoderamento dado para seus profissionais, maior o engajamento e motivação por parte deles.

2 – Estabeleça um vínculo com seus profissionais

Isso só é possível quando você conhece os valores, sonhos e propósitos de seus liderados. Implemente uma cultura que privilegie um feedback mais frequente e genuíno. Mostre que você se importa com eles.

3 – Crie metas SMART

Essas metas devem ser, de fato, específicas, mensuráveis, atingíveis e relevantes no tempo estabelecido. Um exemplo prático: ao invés de colocar pressão extrema em cima do que precisa ser feito pelos funcionários para atingirem suas metas, crie em conjunto com eles metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo estabelecido.

4 – Fomente uma cultura de aprendizagem contínua

Celebre os grandes aprendizados, pois são eles os responsáveis pelo desempenho, eficácia e produtividade de vendas da sua empresa. Foque na educação de alta performance.

5 – Foque no propósito e nos valores

Fuja do modelo tradicional de gestão de vendas apenas baseado em métricas e indicadores de alta performance. Tenha um alinhamento no propósito de existência e dos valores da empresa e dos seus profissionais. Isso faz com que eles se sintam motivados e que o trabalho tenha um valor grandioso, que vai além dos lucros. Lembre-se de que um dos maiores motivos que levam as pessoas a se desligarem de sua empresa é a sensação de falta de motivação, que se explica, em muitos casos, no distanciamento dos líderes.

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