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Comportamento pode influenciar no aumento salarial, diz pesquisa

Além da competência no desempenho das funções, o comportamento no dia a dia também pode ser determinante para conseguir aquele aumento salarial tão sonhado

iStockphoto.com / AndreyPopov Funcionário que tem o perfil esperado pela empresa tem mais chances de conseguir aumento.

Seu comportamento dentro da empresa é justificável para a atual remuneração que possui? O que pouca gente sabe é que muitas empresas consideram uma promoção ou mesmo um aumento salarial somente para aquele funcionário que tem o comportamento adequado ao que é exigido pela empresa, tanto no campo interpessoal de relacionamento com a equipe, passando pela etiqueta dentro do ambiente profissional, quanto no comportamento em relação aos objetivos da empresa.

Esta constatação é apoiada por uma recente pesquisa feita pela Robert Half, que ouviu 100 diretores da área de recursos humanos de empresas brasileiras. A pesquisa, realizada em novembro de 2014, apontou que 43% dos entrevistados consideram que uma conduta alinhada às expectativas e necessidades da empresa é fundamental ao decidir por um aumento salarial. Para os diretores de RH, estas são as considerações que determinam se um funcionário merece ou não aumento:

  • Competência Técnica – 36%
  • Preocupação do funcionário com seu crescimento profissional – 36%
  • Lealdade do trabalhador com a empresa – 30%

Interessante notar que a contraposta (quando o funcionário pede aumento e a empresa responde) é apontada por apenas 9% dos diretores de RH como a prática mais utilizada para dar aumento salarial. Em todo o mundo, esta média é somente um pouco maior, 12% no total.

Confira uma comparação da realidade brasileira com o restante do mundo:

Motivo do aumento salarial Brasil Média global
Conduta profissional/ colaboração/ trabalho em equipe 43% 33%
Competência técnica/ resultados mensuráveis 36% 37%
Vontade de aprender/ crescer 36% 32%
Estabilidade/ lealdade à empresa 30% 24%
Inovação 18% 13%
Motivação 17% 15%
Assumir tarefas além de sua responsabilidade 16% 27%
Tempo desde seu último aumento salarial 16% 25%
Contraproposta 9% 12%
Sem opinião 4% 5%

Cuidados e armadilhas das contrapostas

No caso das contrapostas, existem algumas situações que podem atrapalhar o crescimento profissional do colaborador, já que esta atitude pode ser encarada pela empresa como uma indicação de que o funcionário se preocupa apenas com o lado financeiro e não está alinhado 100% com os objetivos da empresa. Com isso, em muitos casos, a empresa que precisa fazer cortes na folha de pagamento geralmente irá considerar este funcionário como dispensável.

Pelo ponto de vista da empresa, a mesma deve sempre buscar valorizar seus funcionários mais dedicados e compromissados, não somente quando pedem aumento, mas sempre que for adequado incentivar e recompensar pelo trabalho. O empresário, diretor ou gerente também deve saber que, se o funcionário já colocou na cabeça que vai mudar de emprego, não é um pequeno aumento que o fará mudar de ideia. O ponto crítico está em descobrir o que desmotivou e levou o colaborador a tomar esta decisão, afinal nem tudo é uma questão de ter mais dinheiro na conta bancária.

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