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Atitudes com pessoas difíceis

AntonioGuillem / iStock / Getty Images Plus Quando se trabalha com uma pessoa difícil o ideal é sempre manter a calma e evitar ficar na defensiva.

Durante a nossa vida nos deparamos com algum amigo, familiar ou companheiro de trabalho (curiosamente, quase sempre algum superior), com um perfil difícil, forte ou agressivo, que perde a paciência por muito pouco, fato que causa uma incredulidade e impotência, com discussões sem sentido, e que por muitas vezes não permite argumentações e o diálogo.

Trata-se de uma situação desmotivadora no meio profissional, que causa desespero em muitas pessoas que tem de interagir com pessoas com o “perfil difícil”. Normalmente quando temos que lidar com comportamentos irracionais nosso cérebro “trava”, ativando o centro de resposta do medo, e este sentimento nunca é bom — pois em muitas situações não permite que tomemos uma ação coerente com alguém que está gritando ou que está tomada pela raiva.

Entretanto existem atitudes que podem auxiliar e apoiar em casos em que a outra parte demonstra-se difícil e com atitudes não republicanas, e são dessas atitudes que falaremos, tratam-se de ações que certamente o farão sair de situações constrangedoras e complicadas de uma forma mais assertiva, vide abaixo:

Mantenha a calma

Normalmente quando nos deparamos com situações com alta carga emocional, deixamos nos levar pelo calor da situação. Manter-se controlado fará com que a outra pessoa se acalme, “bater de frente” nunca é uma boa opção.

Escute

Quando estamos em uma argumentação em que a outra parte demonstra-se irracional, o ideal é escutar, prestar atenção ao que diz, demonstrando que está interessado na conversa, e quando surgir uma oportunidade argumentar de forma coerente e com respeito.

Evite a proximidade

Em momentos agressivos, manter a distância sinaliza claramente a outra parte que você não quer o confronto. Quando alguém está nervoso o ideal é manter distância e evitar o contato físico.

Evite ficar na defensiva

Manter a calma e escutar não significa ficar na defensiva. Seja franco e demonstre seu ponto de vista, isso também colaborará para que a outra pessoa seja mais respeitosa e reflita sobre o comportamento.

Não responda de forma alterada

Subir o tom de voz e gesticular de forma enraivecida fará com que a outra pessoa fique ainda mais nervosa. Por isso, utilize um tom de voz tranquilo e tente agir de forma natural.

Não recrimine o comportamento do outro

Se a outra parte está nervosa e sem capacidade de acalmar-se, não é recriminando o seu comportamento no momento de nervosismo que vai ajudar. Tente resolver o problema e posteriormente quando os ânimos estiverem mais calmos, converse com a pessoa e exponha que não concorda com a atitude que o mesmo teve.

Tente não sorrir

Se no momento de nervosismo a outra parte acreditar que você está sendo sarcástico isso não ajudará em nada, não é um momento de humor evite sorrisos.

Depois da “tormenta”, converse

Falar com alguém de fora da situação fará com que descarregue a adrenalina, não deixando a emoção acumulada, tal ação permitirá que siga em frente e que o fato não atrapalhe o seu dia.

Aplicar essas atitudes, ou parte delas, certamente lhe auxiliará a sair de um conflito da melhor forma possível. Em circunstâncias em que as emoções estão afloradas, é complicado saber qual será a nossa reação e atitude, porém temos de estar preparados, afinal pessoas difíceis estão em todos os lugares.

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