Home > Opinião > Seu trabalho lhe deprime?

Seu trabalho lhe deprime?

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Se o profissional está infeliz, é necessário entender os motivos e encontrar uma solução.

Iniciar a semana nunca é agradável para quem não se sente feliz onde trabalha. Pensando bem, essa péssima sensação começa no domingo à noite, quando se inicia a arrumação para o dia seguinte. Agora, se você se sente deprimido com frequência, está na hora de reavaliar o seu momento profissional.

Eu acredito fortemente que a felicidade na nossa carreira é a soma de algumas coisas:

AUTOCONHECIMENTO + VOCAÇÃO + SEUS TALENTOS E HABILIDADES + SUA PAIXÃO = REALIZAÇÃO que traz FELICIDADE

Autoconhecimento (conhecer a si mesmo para fazer as melhores escolhas de acordo com o que é realmente importante para você)
Vocação (encontrar uma profissão que lhe preencha e que você faça com naturalidade e excelência)
Seus talentos e habilidades (únicos em você e que você ô utiliza muito bem e tem ótimos resultados)
Sua paixão (algo que você se identifique, que goste de estudar, desenvolver, falar).

E neste contexto você já parou para refletir profundamente o que de fato lhe deixa para baixo no seu ambiente de trabalho?

Motivos de infelicidade no trabalho

Confira abaixo alguns fatores que evidenciam que seu trabalho está lhe deixando infeliz:

1) Você não se identifica com seus colegas de trabalho: trabalhar rodeado de profissionais “tóxicos” afeta a sua saúde. Quando você se deparar com uma situação onde mais de uma pessoa o incomoda, é sinal de alerta;

2) Você detesta seu gestor: se o perfil do seu chefe não tem a ver com o que você acredita, dificilmente você vai se adaptar à sua forma de gestão;

3) Domingo à noite já está chateado porque segunda começa tudo novamente: enfrentar uma batalha emocional diariamente não é fácil e se sentir desmotivado por ter que ir trabalha é outro sinal que as coisas não estão indo nada bem. Estar em um local que você não se sente feliz é o que você deseja para sua carreira profissional?

4) Não é remunerado como gostaria: todos nós gostaríamos de ser bem remunerados e não há nada de errado nisso, pelo contrário. Talvez o salário fosse aceitável quando você estava começando no emprego, mas agora que tem mais responsabilidade, deseja receber mais. Nesse caso negocie um aumento;

5) Falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal: a falta de equilíbrio entre as duas áreas da vida faz com que nos privemos de estar com as pessoas que gostamos. Isso ocorre pela demanda exigida no trabalho;

6) Reclama do seu trabalho o tempo todo: se isso está acontecendo com frequência é um alerta vermelho. Reflita: reclamar não muda nada. Pelo contrário. Ao falar você reafirma as suas crenças negativas e atrai mais ainda esse sentimento e essa energia para sua trajetória profissional.

Quando você refletir e concluir que você se encontra em um local que não lhe faz feliz, onde você passa o maior tempo desmotivado e deprimido, é hora de pegar as rédeas de sua vida e dar a volta por cima.

Você é responsável e tem o poder de escolher onde quer estar. Se você não está feliz, busque, trace metas, persevere, se desenvolva, faça networking, modifique sua situação para aquela você deseja e merece estar.

Lembre-se: a vida é muito curta para vivermos e termos histórias que não contribuem com a nossa realização pessoal e profissional.

Matérias Relacionadas