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Entenda a importância de manter a postura em uma entrevista de emprego

Eliminar frases negativas, evitar exageros e excesso de confiança são algumas dicas de especialista para um processo de seleção favorável

 

Istockphoto/ TrentVino De acordo com a especialista Madalena Feliciano, se o candidato não tiver uma boa comunicação, ele já sai em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

A boa comunicação é ferramenta essencial para qualquer profissional, não apenas na entrevista de emprego, mas ao longo de toda sua carreira. De acordo com Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, sem essa habilidade, o candidato já sai em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

“Quando se fala em comunicação, não é apenas a fala, mas a escrita, postura e até mesmo suas atitudes, crenças e valores. Geralmente, os profissionais são contratados pelo seu perfil técnico, mas muitos também são demitidos pelo seu perfil comportamental”, advertiu a especialista.

O mercado de trabalho, em todas as esferas, é bem competitivo e, se o candidato se expressar da forma incorreta, pode ser eliminado do processo seletivo, por mais que ele tenha todas as atribuições necessárias para o cargo. Por isso, para entender melhor os efeitos negativos de uma frase imposta de forma inadequada e eliminar uma grande possibilidade de uma entrevista fracassada, Madalena listou algumas dicas:

Utilizar frases negativas: “Odeio fazer isso”, “Não quero”

Utilizar palavras negativas em qualquer situação é por si só um criador de barreiras. Os candidatos devem preferir palavras positivas durante a entrevista para mostrar seu entusiasmo e confiança, além de ter possibilidade de levar a conversa para o caminho que deseja.

Frases que transmitam insegurança: “Estou muito nervoso”, “Eu acho…”, “Vou tentar”

Utilizar frases que transmitam insegurança faz com o que o entrevistador fique em dúvida com relação à contratação. O entrevistador precisa estar seguro de que o candidato irá cumprir todas as tarefas que lhe forem conferidas. Quando dizemos que tentaremos fazer algo, por exemplo, está implícito que há a possibilidade de falharmos ou não fazermos.

Demostrar excesso de confiança: “Meu defeito é ser perfeccionista”, “Todo mundo costuma elogiar o meu trabalho”

A autoconfiança pode beirar a arrogância e, dependendo do caso, o entrevistador pode entender isso como antipático ou avesso ao trabalho em equipe. Sobre dizer que seu pior “defeito” é ser dedicado demais ou perfeccionista demais, os entrevistadores não entendem isso como um defeito, porém, além de parecer pouco honesta, essa declaração transmite falta de autoconhecimento.

Falar mal do antigo emprego: “A empresa não me valorizava”, “Fui injustiçado”

Falar mal do antigo empregador ou dos colegas do passado soa muito mal aos ouvidos do recrutador. Não é ético e pode dar a conotação que o candidato é uma pessoa ingrata, agressiva e intolerante.

Exagerar: “Sou obcecado por trabalho” (ou por qualquer outro assunto)

A palavra “obcecado”, é comumente utilizada para expressar uma paixão extrema pelo que se faz, mas o adjetivo tem uma conotação mais negativa do que positiva. Em vez disso, o candidato pode dizer que é apaixonado por um projeto específico e isso mostrará o mesmo entusiasmo por sua carreira.

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