Home > Plano de Carreira > A importância de avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa em um plano de carreira

A importância de avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa em um plano de carreira

iStock / Getty Images Plus Identificar e avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa é essencial para saber onde é preciso melhorar para crescer cada vez mais.

Um plano de negócios bem desenvolvido e aplicado é fundamental para que as empresas alcancem o sucesso. Para isso, é importante adotar métodos consagrados da administração de empreendimentos, em qualquer que seja o segmento.

Uma das principais técnicas aplicadas para elaborar o plano de negócios é o uso do modelo SWOT, uma sigla para Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Seguindo esta análise, é possível identificar ângulos importantes da empresa e do nicho em que ela se encaixa, podendo elaborar estratégias com mais facilidade e precisão.

Os pontos fortes e fracos estão relacionados com a empresa em si, enquanto as oportunidades e ameaças dependem mais de fatores externos. Uma oportunidade, por exemplo, é o fato de existirem muitos fornecedores com preços competitivos para o produto ou serviço que você vai vender. Uma ameaça é a frequência de promoções dos concorrentes.

Dicas para identificar pontos fortes e fracos de uma empresa

Faça uma análise interna

A aplicação da análise SWOT de uma empresa já é, por si só, uma eficiente forma de descobrir os pontos fortes e fracos de uma empresa, desde que seja aplicada corretamente. Como já foi dito, as forças e fraquezas são aspectos internos, e não devem se basear em fatores que não dependem da própria empresa. É claro que você deve observar a concorrência e o mercado, já que eles são inevitáveis para definir o que é bom ou não na sua atuação — mas não esqueça que o foco desta análise é o seu negócio, e não o dos outros.

Elabore uma lista

Visualizar as coisas sempre torna mais fácil sua compreensão. Conforme estiver refletindo a respeito dos pontos fortes e fracos da empresa, faça uma lista de tudo o que vier à mente. Nem todas as coisas que forem listradas devem ser levadas em conta nas considerações finais, mas é importante não perder de vista os insights que surgem de vez em quando.

Faça um brainstorming

Una-se aos demais sócios ou, se não houver nenhum, a pessoas de sua confiança para discutir aspectos do negócio. Comece a debater o que cada um considera um ponto forte ou fraco, discutindo os motivos para essas escolhas e entendendo cada uma das questões levantadas.

Matérias Relacionadas