Home > Gestão de Pessoas > Entenda a importância de uma avaliação do perfil comportamental e seus diferentes tipos

Entenda a importância de uma avaliação do perfil comportamental e seus diferentes tipos

iStock / Getty Images Plus / Milkos Entender e conhecer os tipos de perfil comportamental é uma excelente forma de se adaptar melhor ao ambiente profissional.

A psicologia aplicada ao mercado de trabalho vem evoluindo muito nos últimos anos, criando e oferecendo ferramentas importantes para que os profissionais possam compreender melhor quais são os seus pontos fortes e pontos que precisam ser melhor trabalhados.

Entre estas ferramentas, podemos destacar a avaliação do perfil comportamental como uma das mais importantes. Afinal, conhecer e entender os tipos de perfil comportamental existentes — bem como saber identificar o próprio perfil — pode ser a melhor forma de se adaptar com mais precisão ao ambiente profissional e compreender melhor os colegas de trabalho.

10 tipos de perfil comportamental que você precisa conhecer

O comandante

Baseado no universo militar, as pessoas que se encaixam neste modelo de perfil comportamental são empreendedoras, independentes e altamente exigentes — tanto consigo mesmas quanto com outras pessoas ao seu redor. Por este motivo, se tornam bons líderes e excelentes negociadores.

O competidor

Não é difícil encontrar pessoas deste perfil comportamental, já que elas estão em constante competição, buscando colecionar vitórias a cada dia. Se adaptam bem em posições de vendas, especialmente em empresas que trabalham com metas.

O motivador

Quem é enquadrado neste tipo de avaliação de perfil apresenta uma personalidade sempre pronta a ajudar e fazer com que as pessoas ao seu redor progridam. Bons comunicadores e sempre atentos, são excelentes gerentes e costumam conquistar o sucesso por meio de um bom trabalho em equipe.

O vendedor

Neste tipo de pessoa, a comunicação é a peça fundamental para conquistar o sucesso. São excelentes vendedores de ideias, convencem as equipes a seguir o que acreditam ser o melhor caminho e conseguem tomar a decisão certa em poucos segundos.

O aconselhador

Este tipo de pessoa está sempre pronto para ajudar e aconselhar pessoas. São bons ouvintes e costumam valorizar bem a opinião e a ideia dos demais no grupo. Precisam de regras e estruturas para crescer e, geralmente, ocupam cargos que demandam o ensinamento e o desenvolvimento de pessoas.

O atendente

Este perfil adora ouvir e sempre respeita as pessoas com a intenção de encontrar a melhor solução possível. São excelentes companheiros de trabalho e possuem um ótimo senso de equipe. Devem atuar em áreas que envolvam sempre o relacionamento com outros.

O analista

Os analistas são pessoas autodidatas, rápidas de pensamento e que estão sempre em busca do autoconhecimento. Respeitam bem as regras e realizam com presteza qualquer tipo de atividade, lidam bem com atividades que demandam planejamentos, planilhas e cálculos.

O especialista

Com um olhar bastante atento, este tipo de perfil comportamental consegue transformar o que os outros veem como uma ameaça em uma oportunidade em crescer e se desenvolver. Ele planeja com cuidado os passos e calcula as estratégias, sempre com foco no objetivo maior.

O controlador

Mantém sempre foco nas regras e é excelente em manter a rotina. É sempre aquela pessoa que toma a dianteira na hora de dividir os trabalhos, já que percebe quais são os pontos fortes de cada um dos componentes da equipe.

O especialista

O detalhe e a precisão são seu maior ponto forte. Extremamente dedicado, este tipo de profissional busca desenvolver e finalizar uma tarefa com perfeição.

Matérias Relacionadas