Home > Guia de Carreiras > 4 truques para quem está procurando emprego

4 truques para quem está procurando emprego

~UserGI15633931 / iStock / Getty Images Plus Se você está procurando um emprego e quer chamar a atenção do recrutador,é muito importante destacar suas qualidades profissionais em seu currículo.

Antes procurar emprego era uma tarefa que se resumia ao profissional levar seu currículo impresso até uma agência de emprego ou diretamente a uma empresa que está oferecendo vagas. Nos dias de hoje, porém, a busca por um emprego sofreu grandes transformações, e é preciso se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e afetado por uma forte crise econômica.

4 truques para quem está procurando emprego

Utilize o LinkedIn

O LinkedIn se tornou uma ótima ferramenta para os profissionais que estão buscando por uma recolocação no mercado de trabalho. Dentro dessa plataforma, existe um mundo de possibilidades e oportunidades, mas para utilizá-las corretamente é preciso ser direto e eficaz em sua descrição, evitando frases genéricas e que não dizem nada sobre o seu trabalho e suas experiências.

O LinkedIn também permite que você informe ao recrutador, de forma privada, que está disponível e em busca de uma oportunidade. O ideal é criar um resumo profissional atraente, com as recomendações profissionais dos empregos anteriores e informações que despertem o interesse das empresas.

Destaque suas qualidades profissionais

É muito importante colocar, no início do seu currículo, quem você é e quais são suas experiências profissionais, deixando bem claro o que faz e como ou porque faz. Afinal, essa é a sua marca e ela deve ser evidenciada ao empregador.

É preciso entender que os principais elementos do seu currículo são o título dado a você mesmo e a sua apresentação: essas são as primeiras informações vistas pelos recrutadores na hora de analisar o perfil do profissional. Será que você sabe descrever seu perfil profissional?

Estabeleça uma meta salarial

Para quem está buscando um emprego, é imprescindível estabelecer uma meta salarial. Olhe as vagas nas quais está interessado e veja o que estão oferecendo e se aquele valor condiz com o que deseja. Assim, você conseguirá estipular a meta salarial de acordo com o orçamento da empresa, evitando perder a vaga para outro profissional.

Mantenha a calma durante a entrevista de emprego

Para se sair bem em uma conversa com um recrutador, é preciso manter a calma e evitar maus hábitos que podem arruinar sua entrevista de emprego. Conte suas conquistas no emprego anterior, o que você aprendeu com cada experiência e os principais desafios enfrentados, de maneira a envolver o recrutador.

Outra dica é mostrar interesse na empresa: pergunte sobre o trabalho, quais desafios envolvidos nas tarefas, quem são os clientes e quais os problemas enfrentados pelo departamento. Isso fará toda a diferença durante a sua entrevista.

Matérias Relacionadas