Home > Guia de Carreiras > Expectativa de carreira na empresa: até que ponto é saudável insistir na mesma instituição?

Expectativa de carreira na empresa: até que ponto é saudável insistir na mesma instituição?

turbodesign777 / iStock / Getty Images Plus Para mudar de carreira é preciso avaliar o momento do mercado e suas chances de competir com outros profissionais.

O início da jornada em uma empresa nova é sempre repleto de expectativas. Ainda na entrevista de emprego, tanto o gestor da organização como o futuro colaborador apresentam seus melhores pontos, e muitos profissionais já discutem ali mesmo o desejo de crescimento e do alcance de patamares maiores.

Infelizmente, porém, nem todas essas promessas acabam se concretizando, e a expectativa de carreira na empresa acaba se tornando um verdadeiro pesadelo. Isso acontece principalmente quando a empresa não possui um bom plano de carreira para seus funcionários e não investe em formas de melhorar a ascensão do profissional. Será que vale a pena continuar tentando e insistindo nessa situação?

Como saber se vale a pena insistir em uma empresa?

Os especialistas em carreira são unânimes em dizer que tudo depende de qual é a sua real expectativa de carreira na empresa, qual é a realidade possível e como é o diálogo com as partes envolvidas. É preciso abrir o jogo e colocar todas as cartas na mesa para o seu empregador, falando claramente o que espera de sua carreira dentro da organização.

Este tipo de atitude pode ser de grande valia, uma vez que para o empregador significa contar com profissionais que já conhecem seu modo de trabalho quando abrem novas vagas para cargos com mais responsabilidade. Mas, atenção: esperar que uma mudança profissional ocorra em tempo curto demais pode ser um erro fatal que prejudica sua caminhada, já que pode acontecer de você ou da empresa não estarem prontos para dar o próximo passo.

O segredo é ter bom senso e fazer algumas perguntas essenciais a si mesmo, avaliando há quanto tempo você atua na mesma função sem receber promoções e como anda a conversa a respeito da possibilidade de novas oportunidades dentro da empresa. Também vale a pena ficar atento ao porte e ao momento que a empresa vive, já que pequenos negócios nem sempre conseguem criar novas funções para atender às expectativas de seus funcionários.

Por último, é preciso ter expectativas reais. Entenda como funciona o crescimento profissional dentro da organização em que você está e, se você perceber que outros profissionais estão ascendendo enquanto você permanece fazendo a mesma coisa, pode ser a hora de mudar de emprego.

Lembre-se também que a sua expectativa de crescimento e valorização deve estar de acordo com o que você entrega para a companhia. Por isso, faça sempre o melhor que pode e entregue seu melhor, de modo a ter sempre boas avaliações e cumprir as metas de acordo o esperado.

Caso a empresa não esteja preparada ou não esteja valorizando seu esforço por mais de dois anos, possivelmente é mesmo o momento de planejar novas empreitadas em sua carreira. É preciso também ficar atento a promessas vazias — quando seu chefe promete alterações, mas nada acontece. Muitas vezes, esperar demais pode ser um grande erro.

Como planejar uma mudança na carreira?

O planejamento é fundamental para uma mudança na carreira. Portanto, avalie o momento do mercado e suas reais chances de competir com outros profissionais. Caso você esteja defasado em relação à formação ou a respeito das habilidade e qualidades que não podem faltar no seu currículo, não arrisque trocar sem antes se preparar de acordo com o que é exigido pelo mercado de trabalho.

Matérias Relacionadas