Home > Desenvolvimento Humano > Encerrar ciclos e iniciar novas etapas: como se preparar para mudar de empresa?

Encerrar ciclos e iniciar novas etapas: como se preparar para mudar de empresa?

iStock / Getty Images Plus / francescoch É importante refletir cuidadosamente antes de decidir por uma mudança profissional, considerando tudo o que pode ser afetado por sua escolha.

A maioria das pessoas tem medo de mudanças, e o ser humano tende a permanecer onde está e ser muito teimoso em suas escolhas e caminhos. Por conta dessa característica, encerrar ciclos e começar uma nova etapa da vida pode ser muito difícil para algumas pessoas, especialmente no âmbito profissional — que envolve questões financeiras, medo de um ambiente de trabalho desconhecido e incerteza quanto a nova empresa.

Se você está justamente passando por um momento em que é necessário encerrar ciclos para iniciar novas etapas, relaxe: é absolutamente compreensível ser afetado por dúvidas e questionamentos, e a resposta para cada uma delas é pessoal e individual. Por isso, é importante refletir cuidadosamente antes de tomar decisões relacionadas a mudanças profissionais, levando em conta tudo o que pode ser afetado por sua escolha.

Se, após ter refletido cuidadosamente, você decidiu que o melhor caminho a ser tomado é realmente encerrar o ciclo e partir para uma nova etapa profissional, não há razões para ficar adiando a mudança de empresa. Confira algumas dicas de como se preparar para este processo:

3 dicas para se preparar para uma mudança na vida profissional

Planeje

Se a escolha depende apenas de você, então é muito provável que você tenha tempo e disponibilidade para planejar a melhor maneira de seguir em frente. Reveja seu currículo, avalie suas competências e lembre-se de que você vai precisar se colocar novamente no mercado de trabalho. Talvez seja preciso dar uma atualizada em suas competências e conhecimentos.

Sua vida financeira também precisa de planejamento. Se puder, faça uma reserva para caso alguma coisa não saia conforme o planejado. Se isso não for possível e você não tiver como guardar um pouco de dinheiro para este período de mudanças, faça um planejamento que leve em conta que só será possível mudar de emprego quando o outro já estiver totalmente garantido.

Converse

Comunicar-se francamente com a empresa em que trabalha demonstra ética profissional e pode fazer muita diferença no futuro, especialmente se você estiver procurando oportunidades na mesma área ou visualizar a possibilidade de trabalhar novamente no local.

Se a sua relação com o chefe e a empresa for boa, vale a pena conversar adiantadamente. Eles terão tempo de se preparar e começar um processo seletivo para ocupar sua vaga. Por outro lado, se a relação não for boa, eles podem tentar atrapalhar seu plano. Portanto, saiba avaliar a melhor hora para falar sobre sua decisão.

Analise

Se você ainda está procurando novas oportunidades, não há como saber quais serão melhores do que seu emprego atual. Assim que tiver uma opção na mão, analise-a criticamente e não se deixe atrair simplesmente por um salário maior. O ideal é que a nova etapa profissional represente um conjunto de fatores interessantes: maiores desafios, novas oportunidades e resultados mais interessantes para sua vida.

Você também deve levar em conta os fatores negativos: o novo emprego exige que você sacrifique seus valores pessoais? Exige que você sacrifique sua saúde? Às vezes, é melhor esperar para pular em um bote seguro, ao invés de um furado.

Matérias Relacionadas