Home > Dicas > Veja 5 dicas de como ter iniciativa no trabalho e assumir o papel de líder na equipe

Veja 5 dicas de como ter iniciativa no trabalho e assumir o papel de líder na equipe

iStock / Getty Images Plus / fizkes A proatividade é uma das principais características apresentadas por quem assume o papel de líder em uma equipe de trabalho.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o líder nem sempre é aquele que representa um papel de autoridade e ocupa um cargo alto na empresa: o verdadeiro líder é aquele capaz de inspirar seus colegas e leva-los a entregar o melhor de si no trabalho. Trata-se de uma pessoa visionária, que sabe se comunicar e que, em geral, possui caráter empreendedor e habilidade para trabalhar em equipe.

O espírito de liderança está entre as habilidades consideradas mais importantes para um profissional, destacando-se como uma característica mais buscada pelas empresas — especialmente as que estão em processo de recrutamento e seleção internos. A proatividade é uma das principais características apresentadas por uma pessoa que assume o papel de líder em uma equipe, e diz respeito a ter iniciativa para ir atrás das coisas sem que isso seja pedido diretamente.

Se você é um profissional que costuma ficar esperando as demandas chegarem até você e faz apenas aquilo que é solicitado diretamente, saiba que esta é uma atitude que pode limitar sua carreira e prejudicar seus resultados. Por isso, é importante aprender a ter mais iniciativa no ambiente de trabalho, de modo a mostrar seu valor e assumir o papel de líder na equipe.

Dicas para ter mais iniciativa no trabalho

Seja observador

Esteja sempre atento aos processos e à situação da empresa em que você trabalha, identificando pontos que podem ser melhorados e maneiras de contribuir para isso. Lembre-se, entretanto, que ser observador não consiste em encontrar e apontar erros, mas ter uma atitude positiva em relação à possibilidade de sempre evoluir.

Contribua com ideias

Esta é uma continuação da dica anterior: mais do que identificar problemas, pense em formas de resolvê-los e sempre apresente possíveis soluções. Conheça a rotina e as necessidades da empresa, analise os processos e esteja sempre buscando ideias e soluções.

Pare de procrastinar

Você nunca será capaz de ter iniciativa se ficar sempre adiando suas tarefas e deixando tudo para última hora. Portanto, faça sempre aquilo que estiver a seu alcance, elimine suas demandas urgentes, planeje seu dia e aproveite para se dedicar a tarefas colaborativas.

Esteja aberto a novos desafios

Vista a camisa da empresa, isto é: esteja sempre disponível para encarar novos desafios e assumir responsabilidades. Jamais faça corpo mole e pense que determinada tarefa não faz parte de seu trabalho: esteja disposto a ajudar da maneira que a empresa precisar e deixe claro para todos que você está pronto para o trabalho.

Pratique o hábito de ter iniciativa

Muitas vezes, agir de maneira reativa é um hábito. Para combate-lo, é preciso praticar a proatividade sem esperar uma recompensa imediata. Faça da iniciativa um hábito, dedicando-se a ele até que se torne natural.

Clique aqui e veja mais dicas de como se tornar uma pessoa proativa!

Matérias Relacionadas